267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Santana pergunta na página de Rio no Facebook: "Quem é [esse] Fernando Ruas?"

Este artigo tem mais de 3 anos

Santana questiona candidatura de Rio no Facebook sobre quem é o "Fernando Ruas" que estava nos Açores, já que o ex-autarca Viseu é apoiante do antigo primeiro-ministro. Afinal, há um Ruas açoriano.

i

JOSÉ COELHO/LUSA

JOSÉ COELHO/LUSA

Não é habitual, mas aconteceu: um candidato à liderança do PSD fazer um comentário na página da candidatura de outro candidato no Facebook. Pedro Santana Lopes foi até à página oficial de Rui Rio (“Rui Rio — É hora de agir“), comentar uma fotografia tirada a 25 de novembro numa ação de campanha interna do ex-autarca do Porto nos Açores, onde era dada a indicação de que estaria acompanhado de “Fernando Ruas”. Ora, Santana não foi de meias de medidas e esta quinta-feira à noite questionou a candidatura do adversário diretamente: “Quem é Fernando Ruas?

A publicação, que se pode ver na página de Facebook “Rui Rio – É Hora de Agir”

A estranheza de Santana Lopes é porque Fernando Ruas — “o” Fernando Ruas que é eurodeputado e foi durante décadas presidente da câmara municipal de Viseu — não manifestou publicamente apoio a nenhum candidato por ser presidente da Mesa do Congresso, logo não podia ser o mesmo Fernando Ruas. E não era mesmo. A candidatura de Rui Rio, acabaria por responder a Santana Lopes, pouco depois, nos seguintes termos: “Caro Pedro, o Fernando Ruas é um militante do PSD de Lagoa e apoiante da candidatura de Rui Rio à liderança do PSD. Estamos sempre disponíveis para outros esclarecimentos.” E com direito a “smile” com piscar de olho.

Pormenor da resposta da candidatura de Rui Rio a Santana Lopes.

Na verdade, o Fernando Ruas “marcado” no Facebook pela candidatura de Rui Rio é assim um militante de base de Lagoa, nos Açores, que é apoiante de Rui Rio.

Questionado pelo Observador, o verdadeiro Fernando Ruas diz que não declarou o seu apoio público a ninguém por ser presidente da Mesa, mas revela: “Fiz questão de comunicar ao candidato que apoio que o apoiava. E ele sabe que o apoio, mas entendo que como presidente da Mesa não devo tomar uma posição pública”. Ao que o Observador apurou — o que Ruas não quis confirmar — esse candidato é Santana Lopes. Esse facto também ajuda a perceber a estranheza do antigo provedor da SCML ao ver que havia um Fernando Ruas a acompanhar Rio nos Açores.

O Observador confirmou junto de fontes das duas candidaturas a veracidade de ambos os posts: foi mesmo Santana Lopes a escrever, através da sua conta pessoal, na página de Rio e foi mesmo o gestor da página da candidatura de Rui Rio a responder a Santana. Entretanto, a candidatura de Rui Rio até já fez um outro post a destacar a situação, dizendo que a candidatura “está disponível para esclarecer todos os militantes e até candidatos“.

As eleições diretas do PSD, que vão opor Santana Lopes a Rui Rio, realizam-se a 13 de janeiro e o Congresso do PSD entre 16 e 18 de fevereiro de 2018.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.