454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Santana pergunta na página de Rio no Facebook: "Quem é [esse] Fernando Ruas?"

Este artigo tem mais de 4 anos

Santana questiona candidatura de Rio no Facebook sobre quem é o "Fernando Ruas" que estava nos Açores, já que o ex-autarca Viseu é apoiante do antigo primeiro-ministro. Afinal, há um Ruas açoriano.

i

JOSÉ COELHO/LUSA

JOSÉ COELHO/LUSA

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Não é habitual, mas aconteceu: um candidato à liderança do PSD fazer um comentário na página da candidatura de outro candidato no Facebook. Pedro Santana Lopes foi até à página oficial de Rui Rio (“Rui Rio — É hora de agir“), comentar uma fotografia tirada a 25 de novembro numa ação de campanha interna do ex-autarca do Porto nos Açores, onde era dada a indicação de que estaria acompanhado de “Fernando Ruas”. Ora, Santana não foi de meias de medidas e esta quinta-feira à noite questionou a candidatura do adversário diretamente: “Quem é Fernando Ruas?

A publicação, que se pode ver na página de Facebook “Rui Rio – É Hora de Agir”

A estranheza de Santana Lopes é porque Fernando Ruas — “o” Fernando Ruas que é eurodeputado e foi durante décadas presidente da câmara municipal de Viseu — não manifestou publicamente apoio a nenhum candidato por ser presidente da Mesa do Congresso, logo não podia ser o mesmo Fernando Ruas. E não era mesmo. A candidatura de Rui Rio, acabaria por responder a Santana Lopes, pouco depois, nos seguintes termos: “Caro Pedro, o Fernando Ruas é um militante do PSD de Lagoa e apoiante da candidatura de Rui Rio à liderança do PSD. Estamos sempre disponíveis para outros esclarecimentos.” E com direito a “smile” com piscar de olho.

Pormenor da resposta da candidatura de Rui Rio a Santana Lopes.

Na verdade, o Fernando Ruas “marcado” no Facebook pela candidatura de Rui Rio é assim um militante de base de Lagoa, nos Açores, que é apoiante de Rui Rio.

Questionado pelo Observador, o verdadeiro Fernando Ruas diz que não declarou o seu apoio público a ninguém por ser presidente da Mesa, mas revela: “Fiz questão de comunicar ao candidato que apoio que o apoiava. E ele sabe que o apoio, mas entendo que como presidente da Mesa não devo tomar uma posição pública”. Ao que o Observador apurou — o que Ruas não quis confirmar — esse candidato é Santana Lopes. Esse facto também ajuda a perceber a estranheza do antigo provedor da SCML ao ver que havia um Fernando Ruas a acompanhar Rio nos Açores.

O Observador confirmou junto de fontes das duas candidaturas a veracidade de ambos os posts: foi mesmo Santana Lopes a escrever, através da sua conta pessoal, na página de Rio e foi mesmo o gestor da página da candidatura de Rui Rio a responder a Santana. Entretanto, a candidatura de Rui Rio até já fez um outro post a destacar a situação, dizendo que a candidatura “está disponível para esclarecer todos os militantes e até candidatos“.

As eleições diretas do PSD, que vão opor Santana Lopes a Rui Rio, realizam-se a 13 de janeiro e o Congresso do PSD entre 16 e 18 de fevereiro de 2018.

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.