A aventura de Portugal ainda não começou e as contas já são difíceis. Os homens de Fernando Santos podem encontrar Lionel Messi nos quartos de final e a Alemanha nas meias. Ou os franceses nos quartos e o Brasil nas meias. Mas deixemos a futurologia e vamos primeiro aos grupos.

No sorteio realizado esta sexta-feira, em Moscovo, a fava chamada Espanha calhou a Portugal. Os espanhóis eram a equipa mais poderosa do pote 2 e o adversário que todos os cabeças de série queriam evitar. A sorte não sorriu aos portugueses e o histórico não joga a favor de Portugal: das cinco vezes que defrontou Espanha em fases finais de Mundiais, a seleção portuguesa perdeu quatro e empatou uma vez. Zero vitórias. Z-e-r-o. Dado curioso: no último embate entre as duas equipas, nos oitavos de final do Mundial de 2010, Portugal era orientado por Carlos Queiroz, que agora vai enfrentar a seleção portuguesa ao comando do Irão. David Villa marcou aos 63 minutos — de forma irregular, mas isso é outra conversa – e mandou a seleção portuguesa para casa mais cedo.

Por falar em Irão, a primeira e a única vez que Portugal defrontou os iranianos, no Mundial de 2006, a seleção venceu 2-0 com golos de Deco e o inevitável Ronaldo. Dessa seleção, só restam dois jogadores no ativo: Cristiano Ronaldo e… o central Ricardo Costa, que agora veste as cores do Tondela.

O Grupo B fica completo com Marrocos, carrasco de Paulo Futre e companhia no Mundial do México e do célebre caso Saltillo, em 1986. Portugal vinha de uma vitória (contra a Inglaterra) e de uma derrota (com a Polónia) e jogava a qualificação contra Marrocos, a 11 de junho, em Guadalajara. O empate seria suficiente para os homens orientados por José Torres, mas Portugal acabou por perder de forma humilhante por três bolas a uma. 32 anos depois, chegou a hora de ajustar contas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Calendário de Portugal:

15 de junho

Portugal – Espanha (15 horas)

Marrocos – Irão (18 horas)

20 de junho

Portugal – Marrocos (12 horas)

Espanha – Irão (18 horas)

25 de junho

Irão – Portugal (18 horas)

Marrocos – Espanha (18 horas)

Grupo A. Rússia ou Uruguai, quem passa em primeiro?

Quanto ao grupo A, a anfitriã Rússia vai enfrentar a Arábia Saudita — será o jogo inaugural –, o Egito e o Uruguai, que deve disputar com os russos o primeiro lugar do grupo. A seleção orientada por Stanislav Cherchesov não fez campanha de qualificação, teve uma Taça de Confederações discreta e é, por isso, uma incógnita. Os uruguaios qualificaram-se em segundo, apenas atrás do Brasil, com nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Grupo A. Um Rússia-Arábia Saudita a abrir o Mundial (por acaso, as duas piores seleções)

Calendário:

14 de junho

Rússia – Arábia Saudita (15 horas)

15 de junho

Egito – Uruguai (12 horas)

19 de junho

Rússia – Egito (18 horas)

20 de junho

Arábia Saudita – Uruguai (15 horas)

Grupo C. Caminho livre para os franceses

O Grupo C juntou a vice-campeã europeia França à Dinamarca, Austrália e Peru. Em condições normais, o primeiro lugar do grupo não deve escapar aos franceses, que vão procurar repetir a glória de 1998, quando organizaram e venceram o Mundial dos 3-0 ao Brasil e da La Copa de la Vida, de Ricky Martin. A Dinamarca chega à Rússia depois de ter ficado em segundo no grupo, atrás da Polónia, e de ter afastado a República da Irlanda no play-off de qualificação.

Grupo C. França, uma equipa sem goleador (Peru) e outra sem treinador (Austrália)

Calendário:

16 de junho

França – Austrália (10 horas)

Peru – Dinamarca (16 horas)

21 de junho

França – Peru (12 horas)

Austrália – Dinamarca (15 horas)

26 de junho

Dinamarca – França (14 horas)

Peru – Austrália (14 horas)

Grupo D. Messi contra croatas e vikings

O Grupo D tem tango e vikings, mas também croatas e nigerianos. A Argentina de Lionel Messi teve um sorteio relativamente feliz, embora tenha de ultrapassar a Croácia, uma das equipas que praticou melhor futebol durante o Euro 2016, a Islândia, que surpreendeu tudo e todos na campanha europeia, e a Nigéria, que não registou qualquer derrota na fase de qualificação. Em teoria, o primeiro lugar pertencerá à Argentina e o segundo à Croácia.

Grupo D. Argentina, o rival do costume (Nigéria) e dois exércitos de guerreiros europeus

Calendário:

16 de junho

Argentina – Islândia (13 horas)

Croácia – Nigéria (19 horas)

21 de junho

Argentina – Croácia (18 horas)

22 de junho

Nigéria – Islândia (15 horas)

26 de junho

Islândia – Argentina (18 horas)

Croácia – Nigéria (18 horas)

Grupo E. Neymar entre sérvios e suíços

No Grupo E, Brasil terá de ter cuidado com suíços e sérvios se quiser passar à fase seguinte em primeiro lugar do grupo. A segunda vaga deverá pertencer à Suíça, que fez uma fase de qualificação muito interessante num grupo em que Portugal foi primeiro, ou à Sérvia, que conseguiu formar uma boa geração de jogadores e chega a este Mundial com seis vitórias, três derrotas e um empate, 20 golos marcados e 10 sofridos. A seleção da Costa Rica completa o grupo e, olhando para a sorte que o sorteio lhe reservou, já deve estar a pensar em comprar os bilhetes de regresso. Seria uma grande surpresa se conseguissem passar à fase seguinte.

Grupo E. Brasil e os “portugueses”: há Seferovic, há Bryan Ruíz, há Fejsa e pode haver mais

Calendário:

17 de junho

Brasil – Suíça (12 horas)

Costa Rica – Sérvia (18 horas)

22 de junho

Brasil – Costa Rica (12 horas)

Suíça – Sérvia (18 horas)

27 de junho

Sérvia – Brasil (18 horas)

Costa Rica – Suíça (18 horas)

Grupo F. A Mannschaft tem viagem marcada para os oitavos

Ali ao lado, no Grupo F, o rolo compressor da Alemanha deverá fazer novas vítimas entre México, Suécia e Coreia do Sul. Os mexicanos têm bons argumentos e devem conseguir fechar o segundo lugar do grupo. A Suécia, órfã de Ibrahimovic, apresenta-se na Rússia com uma geração de jogadores que está longe de ser a melhor da história do país. O quarto lugar do grupo parece estar atribuído à Coreia do Sul. Ainda que o futebol se divirta muitas vezes em pregar partidas, aos sul-coreanos parece restar pouco mais do que evitar derrotas por números expressivos.

Calendário:

17 de junho

Alemanha – México (15 horas)

18 de junho

Suécia – Coreia do Sul (15 horas)

23 de junho

Alemanha – Coreia do Sul (15 horas)

México – Suécia (18 horas)

27 de junho

Suécia – Alemanha (14 horas)

Coreia do Sul – México (14 horas)

Grupo G. Bélgica, Inglaterra e dois figurantes

O Grupo G tem um duelo muito interessante: a Bélgica de Hazard, Lukaku e De Bruyne contra a Inglaterra de Kane, Delle Ali e Eric Dier, o antigo jogador do Sporting que agora é capitão dos três leões. Os belgas parecem partir em vantagem e devem conseguir o primeiro lugar, atirando os ingleses para segundo. O Panamá e a Tunísia vão tentar atrapalhar estas contas, mas não devem alimentar grandes expectativas.

Calendário:

18 de junho

Bélgica – Panamá (15 horas)

Tunísia – Inglaterra (18 horas)

23 de junho

Bélgica – Tunísia (12 horas)

24 de junho

Panamá – Inglaterra (12 horas)

28 de junho

Inglaterra – Bélgica (18 horas)

Tunísia – Panamá (18 horas)

Grupo H. Quatro continentes e muita incerteza

Por fim, o Grupo H. A renovada Polónia deve disputar com a Colômbia de James Rodríguez e Falcao o primeiro lugar do grupo. Num grupo muito equilibrado, o Senegal e o Japão vão tentar contrariar o favoritismo teórico de polacos e colombianos. Pode haver surpresas.

Calendário:

19 de junho

Polónia – Senegal (12 horas)

Colômbia – Japão (15 horas)

24 de junho

Polónia – Colômbia (15 horas)

Senegal – Japão (15 horas)

28 de junho

Japão – Polónia (14 horas)

Colombia – Senegal (14 horas)

Duelo entre Ronaldo e Messi nos quartos de final? Ou uma reedição do Portugal-França?

Conhecido o sorteio, e até a redondinha começar a rolar, tudo o resto é futurologia. Diego Armando Maradona tirou a bola que colocou Portugal no Grupo B e traçou o caminho da seleção neste Mundial. Se passar à próxima fase, os portugueses jogarão sempre com seleções dos primeiros quatro grupos. Ou seja, no percurso até à final, Portugal evitará jogar os oitavos e os quartos contra equipas como Brasil, Alemanha, Bélgica ou Inglaterra. A má notícia é que pode cruzar-se com França, Argentina e anfitriã Rússia.

Imaginando que Portugal vence o grupo B, atirando os nuestros hermanos para o segundo lugar. Em teoria, vai enfrentar o Uruguai ou a Rússia, dependendo de quem garanta o segundo lugar do Grupo A.

A acreditar no talento das tropas lusas, Uruguai ou Rússia ficarão pelo caminho. Ora, a Argentina de Messi também fará o seu trabalho e, se os astros se alinharem como é suposto, o Mundial da Rússia vai ter um duelo entre Ronaldo e Messi logo, logo nos quartos de final.

A Argentina de Messi não é algo que atemorize os portugueses, que somam e seguem até às meias finais. Aí, se tudo correr como é previsto, Portugal vai ter de medir forças com a temível Mannschaft, que deixou de ser sinónimo de boas notícias desde os 3-0 de Sérgio Conceição.

Feitas as contas, o futuro pode até reservar uma final entre Portugal e França. Ou um Portugal – Brasil.

E se Portugal não vencer o Grupo B, entregando o primeiro lugar à Espanha? Bem, os protagonistas e os adversários mudam, mas as pedras no caminho continuam a ser muitas.

Ficando em segundo, Portugal medirá forças contra o primeiro classificado do Grupo A, a anfitriã Rússia ou o imprevisível Uruguai. Seja quem for, azar o deles: os portugueses despacham o adversário e seguem para os quartos de final.

Aí, o adversário provável será nada mais nada menos do que a seleção francesa. Seria a reedição da final do Euro 2016, sendo que desta vez não haverá traças que mais pareciam borboletas nem (provavelmente) Eder, preterido por Fernando Santos na maioria das convocatórias pós-Euro.

Se vencer os gauleses, Portugal arrisca-se a enfrentar o Brasil de Neymar e companhia nas meias, algo que ninguém deseja nem ambiciona. A canarinha cai aos pés da seleção portuguesa, que jogará a final com a Alemanha. Mas o melhor mesmo nestas coisas é repetir o que jogadores e treinadores ensaiam a cada flash interview: o mais importante é pensar jogo a jogo.

Fonte: Wikipédia