O papa Francisco celebrou esta sexta feira uma missa em que participaram dezenas de milhares de fiéis no parque Suhrawardy Udyan de Daca, onde ordenou 16 novos padres para a igreja do país, que conta com menos de 400.

Francisco chegou na quinta-feira, vindo da Birmânia, e tal como explicou no seu discurso às autoridades do Bangladesh, a sua prioridade nesta viagem era mostrar proximidade com a pequena comunidade católica de menos de 500 mil pessoas, que representa cerca de 0,2% da população.

Perante os fieis, vindos de todo o país, Francisco começou por dar uma volta com o ‘papamóvel’, sendo saudado com gritos de “Viva o papa”.

As autoridades indicaram que cerca de 100 mil assistiram à missa, incluindo o sacerdote espanhol Benjamín Gómez, que trabalha como missionário em zonas tribais no norte do país e que chegou com três autocarros, um deles com 40 órfãos.

No Bangladesh, um país com 163 milhões de habitantes, onde 90% são muçulmanos, a igreja católica conta com uma arquidiocese, sete dioceses em que há 34 congregações religiosas, de que fazem parte 380 sacerdotes, 115 religiosos e 1.500 freiras, segundo dados do portal Asianews, ligado ao Vaticano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR