Wayne Griffths é um homem com sorte. Vice-presidente da Seat e responsável pelas áreas de vendas e marketing, utiliza no seu dia-a-dia um Leon ST Cupra R muito especial. Começa pela cor, uma vez que está pintado num preto mate, com pequenos apontamentos em dourado, o que aliado às enormes jantes de 20″ lhe confere um ar ameaçador.

A Seat tem no Leon Cupra o seu desportivo mais possante, na versão base com 300 cv, o que lhe permitiu durante bastantes meses exibir o título da carrinha mais rápida na pista de Nürburgring. Acima desta há o Cupra R, uma série especial de 799 unidades, nas quais o motor 2.0 turbo a gasolina foi “puxado” até 310 cv. Pois bem, tudo indica que o construtor espanhol se prepara para elevar ainda mais a fasquia, e de forma significativa, preparando uma versão com 340 cv.

A ponta do véu foi levantada pelo próprio Griffiths, que numa conversa com jornalistas admitiu que “há lugar na gama da Seat para um desportivo cool e mais rápido”. Com mais 30 cv e o mesmo sistema de quatro rodas motrizes, com um modo de condução desportiva que optimiza o comportamento quando se conduz o modelo no limite da aderência, é bem possível que o Leon Cupra R “apimentado” regresse à liderança da sua classe no traçado de Nürburgring, a bitola pela qual se medem os desportivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR