O quarto dia de buscas para localizar a embarcação de pesca naufragada na quarta-feira ao largo da Figueira da Foz foi hoje cumprido, sem que o navio e o pescador ainda desaparecido fossem encontrados, informou a Marinha.

“O navio hidrográfico da Marinha, Almirante Gago Coutinho, mantém o esforço de busca no fundo do mar para detetar a embarcação de pesca “Veneza”, afundada na quarta-feira a cerca de 20 km da costa da Figueira da Foz”, afirma, em comunicado, a Marinha.

Na nota, adianta que as buscas de superfície “na tentativa de detetar o mestre da embarcação”, se mantêm, envolvendo a corveta João Roby, uma embarcação salva-vidas da estação salva-vidas da Nazaré e uma aeronave de vigilância marítima (C-295) da Força Aérea Portuguesa, num total de 125 operacionais envolvidos.

A meio da tarde de hoje, no fundo do mar, “numa zona próxima onde se julga ter afundado a embarcação de pesca” foi encontrada uma outra embarcação de pesca naufragada em agosto de 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta embarcação foi encontrada com recurso às capacidades tecnológicas do sistema sonar de varrimento lateral de grande precisão, instalado a bordo do navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho, operado por uma equipa do Instituto Hidrográfico”, sustenta a Marinha.

Posteriormente, um veículo subaquático controlado remotamente a partir do navio de investigação cientifica da Marinha, recolheu imagens fotográficas e de vídeo da inscrição da matrícula da embarcação afundada, permitindo confirmar tratar-se do “Ruben e Bruna”, embarcação de pesca costeira artesanal com 13 metros de comprimento.

No naufrágio do “Ruben e Bruna”, que ocorreu na mesma zona onde quarta-feira terá naufragado o “Veneza”, a sudoeste da Figueira da Foz, “as causas na altura apontavam para que as redes tivessem ficado presas no fundo e a embarcação acabou por se afundar”, um pescador morreu e outros quatro foram resgatados.

“Na altura [ao contrário do que agora sucedeu] foi decisivo o pedido de socorro via rádio, efetuado pelo mestre, a embarcações nas proximidades, que resgataram os restantes quatro pescadores”, assinala a Marinha.

A bordo do Almirante Gago Coutinho segue uma equipa de dez mergulhadores da Marinha “com capacidade de realizar operações de mergulho a grande profundidade”, para “caso seja possível” resgatar o pescador ainda desaparecido, que se pensa poder estar no interior do “Veneza”, numa zona onde a profundidade é de cerca de 70 metros, a altura equivalente a um prédio de 25 andares.

Aquando do naufrágio, ocorrido na madrugada de quarta-feira, estavam a bordo quatro pessoas, sendo que as autoridades já recuperaram três corpos.