Abu Dhabi é uma espécie de paraíso das excentricidades, ou não fosse o reino dos petrodólares. Ora, entre esses vários motivos de interesse não deixa de ser notícia quando alguém tem uma colecção de automóveis tão extensa que resumi-la a uma cifra de oito dígitos até nos parece um exercício algo modesto… Falamos da “garagem” de Sheikh Sultan, filho do já falecido Sheikh Hamdan Bin Mohammed Al Nahyan – primo do fundador dos Emirados Árabes Unidos e que chegou a ser, ele próprio, emir de Abu Dhabi.

Sultan herdou do pai a paixão pelos automóveis e, desde 2004, tem vindo a materializá-la com aquisições capazes de fazer corar de vergonha museus dedicados ao tema. Um Mclaren P1, oito Ferrari, nove Mercedes – incluindo o primeiro carro da história –, vários Lamborghini, Aston Martin e Porsche são exemplos de um acervo e pêras. Se o facto de alguém ter um Bugatti já impressiona, quando se tem sete, isso impressiona muito mais. E quando estamos a falar, na maior parte das vezes e como é o caso, de unidades de edições super limitadas (cada uma valer na casa dos milhões) é quase de ficar de queixo caído. E com uma pontinha de inveja.

Com tantos e tão bons veículos de deixar os olhos arregalados, o Sheikh Sultan decidiu fazer uma galeria de regalar a vista. A SBH Royal Auto Gallery é casa frequente de apresentações de superdesportivos para um grupo selecto de convidados (vá-se lá imaginar porquê…) e nem sequer lhe falta uma pista de karts. Esta foi integrada no complexo em 2011 e, pelo menos assim, os visitantes sempre se podem “vingar” a conduzir qualquer coisa…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR