“Há um ano, Mário Centeno estava à beira de deixar o Ministério das Finanças português, hoje acaba de se tornar presidente do Eurogrupo”. É o facto com que arranca o artigo do jornal espanhol El Mundo a noticiar a mais recente eleição de Mário Centeno — a quem chamam um “socialista de alma” — para a presidência do Eurogrupo . E vai mais longe:

Há dois anos, Mário Centeno, o novo líder do Eurogrupo, não era ninguém politicamente em Portugal”, pode ler-se na notícia do El Mundo.

Mário Centeno disputou esta segunda-feira a segunda ronda com Pierre Gramegna do Luxemburgo e ganhou. O ministro das Finanças português é o novo presidente do Eurogrupo. Em vários jornais internacionais dão notícias com o título: “O português Mário Centeno é o novo presidente do Eurogrupo”.

Em vários jornais espanhóis, chamam-lhe o “Ronaldo das Finanças”. Um deles é o El Confidencial que cita o economista espanhol Luis de Guindos a falar sobre Mário Centeno. “É um bom economista, conhece bem os problemas da zona euro e acredito que pode ter um papel importante nas reformas que existirão nos próximos anos”, disse Guindos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Centeno de Portugal ganha a corrida à presidência do Eurogrupo”, diz o The Financial Times, fazendo referência, logo no segundo parágrafo, à formação de Mário Centeno na Harvard Business School, Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde tirou um doutoramento em Economia.

Veja a fotogaleria acima com as notícias internacionais sobre a eleição de Mário Centeno para presidente do Eurogrupo.

Centeno: eleição não coloca em causa acordos com PCP e Bloco de Esquerda