A 10 de maio de 2014 o Village Underground Lisboa abria as suas portas. Dois autocarros da Carris em desuso e dez contentores marítimos restaurados e empilhados albergavam, debaixo da Ponte 25 de Abril, um conjunto de indústrias criativas das mais diversas áreas.
Mariana Duarte Silva, cofundadora e impulsionadora deste projeto, começou a sua carreira profissional como gestora de marketing na área editorial. Mais tarde, criou o Madame Management, um projeto na área da música e da gestão de carreira de DJs, que lhe permitia explorar a sua paixão pela música eletrónica. Em determinado momento, saiu de Portugal para investir a sério neste projeto pessoal. Foi para Londres, onde organizou eventos e continuou a agenciar artistas. Ao procurar um lugar para trabalhar encontrou o Village Underground London. Tornou-se sócia do seu promotor, Tom Foxcroft, e voltou para Portugal com um objetivo: criar um espaço de trabalho para criadores artísticos, que funcionasse igualmente como espaço multicultural, com uma programação tão variada quantos os artistas convidados. Com sessões de cinema, teatro, música, exposições e mostras de street art. Mas também com espaço para jantar ou para um brunch com amigos, ou ainda para organizar conferências.
Outros exemplos de um novo tipo de sucesso
↓ Mostrar
↑ Esconder
A paixão pela procura de soluções para velhos e novos problemas é o sentimento que une a filosofia dos empreendedores “rule breakers” ao Renault Mégane, um automóvel que torna o dia-a-dia mais fácil a estes empreendedores. E foram vários os viajantes encontrados para dar a cara por este projeto.
Veja mais em rulebreakers.pt
Cinco anos se passaram da ideia à concretização. Hoje, o Village Underground Lisboa está situado em Alcântara, no Museu da Carris, e é já uma referência internacional.
Mariana não usa a palavra sucesso mas realização. Foi por isso uma das personalidades escolhidas pelo projeto “Rule Breakers” da Renault, que associa a marca a pessoas que procuram uma vida equilibrada e que dão cada vez mais importância ao essencial. O projeto de comunicação do Renault Mégane dá a conhecer um conjunto de 10 personalidades que quebraram as antigas regras do sucesso e seguiram o seu próprio caminho em direção ao triunfo. Mariana é disso exemplo, o que não a impede de continuar a sonhar com novos projetos, que irá procurar equilibrar em cima destes contentores com vista para o rio.