A 10 de maio de 2014 o Village Underground Lisboa abria as suas portas. Dois autocarros da Carris em desuso e dez contentores marítimos restaurados e empilhados albergavam, debaixo da Ponte 25 de Abril, um conjunto de indústrias criativas das mais diversas áreas.

Mariana Duarte Silva, cofundadora e impulsionadora deste projeto, começou a sua carreira profissional como gestora de marketing na área editorial. Mais tarde, criou o Madame Management, um projeto na área da música e da gestão de carreira de DJs, que lhe permitia explorar a sua paixão pela música eletrónica. Em determinado momento, saiu de Portugal para investir a sério neste projeto pessoal. Foi para Londres, onde organizou eventos e continuou a agenciar artistas. Ao procurar um lugar para trabalhar encontrou o Village Underground London. Tornou-se sócia do seu promotor, Tom Foxcroft, e voltou para Portugal com um objetivo: criar um espaço de trabalho para criadores artísticos, que funcionasse igualmente como espaço multicultural, com uma programação tão variada quantos os artistas convidados. Com sessões de cinema, teatro, música, exposições e mostras de street art. Mas também com espaço para jantar ou para um brunch com amigos, ou ainda para organizar conferências.

Outros exemplos de um novo tipo de sucesso

Mostrar Esconder

A paixão pela procura de soluções para velhos e novos problemas é o sentimento que une a filosofia dos empreendedores “rule breakers” ao Renault Mégane, um automóvel que torna o dia-a-dia mais fácil a estes empreendedores. E foram vários os viajantes encontrados para dar a cara por este projeto.

 

Veja mais em rulebreakers.pt

Cinco anos se passaram da ideia à concretização. Hoje, o Village Underground Lisboa está situado em Alcântara, no Museu da Carris, e é já uma referência internacional.

Mariana não usa a palavra sucesso mas realização. Foi por isso uma das personalidades escolhidas pelo projeto “Rule Breakers” da Renault, que associa a marca a pessoas que procuram uma vida equilibrada e que dão cada vez mais importância ao essencial. O projeto de comunicação do Renault Mégane dá a conhecer um conjunto de 10 personalidades que quebraram as antigas regras do sucesso e seguiram o seu próprio caminho em direção ao triunfo. Mariana é disso exemplo, o que não a impede de continuar a sonhar com novos projetos, que irá procurar equilibrar em cima destes contentores com vista para o rio.