O A110 acaba de ser apresentado, pela primeira vez, através de uma galeria de fotos oficiais, sem quaisquer disfarces, camuflagem ou subterfúgio. Algo que acontece oito meses após a apresentação do protótipo, no Salão Automóvel de Genebra, em Março, e já com a edição especial de lançamento, denominada “Première Edition”, completamente esgotada.

As imagens oficiais agora divulgadas, assim como o vídeo que as acompanha, mostram, precisamente, uma das 1.955 unidades “Première Edition” previstas. Das quais já não existe sequer uma para amostra, uma vez que foram todas reservadas por clientes atentos, durante os cinco dias que estiveram colocadas à venda.

Apesar de, nesta fase, pouco mais haver a fazer do que esperar pacientemente pela chegada das primeiras unidades, ditas regulares, aos concessionários, não deixa de ser um prazer admirar, em imagens e vídeo, o novo pequeno desportivo que promete vir a ser um caso sério de popularidade. Desde logo, graças a uma construção ultraleve, mercê da opção por um chassi, suspensões e carroçaria em alumínio, que resulta num conjunto com 1.080 kg, na sua configuração base. Além de com uma distribuição de pesos de 44:56.

[jwplatform uxm5XPhS]

Equipado de série com bancos desportivos Sabelt (cada um a pesar apenas 13,1 kg), um sistema de travagem com função de parqueamento integrada directamente nas pinças traseiras (forma de cortar mais 2,5 kg no peso) e depósito de combustível colocado junto ao eixo dianteiro, o Alpine A110 tem na base um novo bloco 1,8 litros turbo a gasolina, a debitar 252 cv às 6.000 rpm e 320 Nm de binário logo a partir das 2.000 rpm, com a potência a ser enviada exclusivamente para o eixo traseiro, através de uma caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades. Argumentos que, entre outras mais-valias, lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos, ou até mesmo atingir uma velocidade máxima anunciada de 251 km/h.

Recorde-se que a Alpine anunciou já a intenção de disponibilizar uma versão do A110 especificamente para corridas, a que dará o nome de A110 Cup.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR