Quase 8 mil habitações foram evacuadas no sul da Califórnia devido a um incêndio que começou na segunda-feira numa zona de floresta em Santa Paula, 100 quilómetros a noroeste de Los Angeles.

Segundo os bombeiros, o incêndio deflagrou na segunda-feira ao final do dia a leste de Santa Paula e expandiu-se rapidamente durante a noite devido ao vento, que sopra a cerca de 70 Km/h, com rajadas de 90 Km/h, segundo o instituto meteorológico dos Estados Unidos.

Na manhã desta terça-feira, a área abrangida pelo fogo era superior a 100 quilómetros quadrados. Depois de, na segunda-feira, as autoridades terem ordenado a evacuação de cerca de 400 casas, a ordem foi alargada neste dia a Ventura, localidade a cerca de 20 quilómetros com mais de 100 mil habitantes.

Naquela zona, cerca de 180 mil pessoas estão sem eletricidade, segundo a empresa Southern California Edison. O gabinete do xerife anunciou que até ao momento arderam duas estruturas, sem, contudo, precisar se eram habitações. Responsáveis locais indicaram que uma pessoa morreu num acidente automóvel relacionado com o fogo, mas não deram pormenores.