Seis mulheres vão acusar o produtor norte-americano Harvey Weinstein por assédio sexual, avança a Associated Press, para representar as “dúzias, senão centenas” que alegam ter sido vítimas do mesmo crime.

O Tribunal Federal de Nova Iorque recebeu o pedido e abriu o processo. Weinstein é acusado de, não só de assédio sexual, mas de “pedir ajuda de outras empresas e indivíduos para facilitar e ocultar seu padrão de comportamento sexual indesejado“, pode ler-se no processo.

O caso do produtor norte-americano Harvey Weinstein, revelado pelo The New York Times, foi aquele que desencadeou a onda de acusações que ainda não pararam. Angelina Jolie, Cara Delevingne, Rose McGowan e Gwyneth Paltrow são algumas das mais mediáticas das cerca de duas dezenas que dizem ter sido assediadas pelo poderoso produtor.

Toda a gente conhecia as histórias do produtor de Hollywood que usava sempre o mesmo método: levava jovens atrizes para o quarto ou pedia-lhes que subissem e aparecia só de roupão, a exigir atos sexuais a troco de uma carreira no cinema. Depois de ser tornada pública e história, a mulher do produtor deixou-o. Weinstein foi demitido da sua própria empresa, a Weinstein Company, e expulso do sindicato de produtores de Hollywood.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A lista (sempre incompleta) dos 237 acusados de assédio sexual. 51 conhecidos, 36 não revelados, e 150 desconhecidos

O número de pessoas acusadas oficialmente de assédio sexual este ano já vai em 51. Há ainda uma lista de 36 membros do Partido Conservador. A CNN publicou também uma lista de 50 mulheres que descrevem situações de assédio sexual no capitólio norte-americano, sem apontar nomes. A atriz Natalie Portman apontou “100 histórias” em que já se sentiu discriminada e assediada em todos os trabalhos, apesar de nunca ter acontecido nada. Ou seja, vamos em 237 casos.

#MeToo é a Figura do Ano 2017 da Time

As acusações foram de tal ordem frequentes que surgiu um movimento com a hashtag #MeToo — que começou a surgir nas redes sociais de famosos e de anónimos. Agora, a revista Time intitula as mulheres que incentivaram o movimento de “Quebradores do Silêncio”. O#MeToo foi considerado a Figura do Ano 2017.