Star Wars

Star Wars: “Os Últimos Jedi” é o mais longo de sempre. Será mesmo?

Rian Johnson, o realizador de "Os Últimos Jedi", que estreia a 14 de dezembro, é o responsável pelo maior filme de sempre desta saga. Ou assim defende a produção. Fomos comparar os tempos.

152 minutos. Noutras contas, duas horas e 32 minutos: é esta a duração do novo “Star Wars: Os Últimos Jedi”, que se estreia na quinta-feira, 14 de dezembro. “O que tem isto de tão especial?”, poderá questionar. A resposta é simples — o novo filme desta famosa saga será o mais extenso de todos os sete episódios já editados.

“No início tínhamos um filme muito longo. Tinha bem mais de três horas, a versão inicial…” — a poucos dias da tão aguardada estreia, foi assim que o seu realizador, Rian Johnson, começou por explicar o projeto à publicação norte-americana Collider. Até hoje, nenhum filme da Guerra das Estrelas se tinha aproximado da marca das duas horas e meia, daí ser quase impossível manter a duração que Johnson defendia no início. Ora por isso mesmo viu-se forçado a encurtar o filme, que passou para as tais duas horas e 32 minutos, marca que, mesmo assim, lidera a classificação das películas mais longas. “Ficou muito melhor desta forma do que estava na versão original”, explica o realizador.

Desse primeiro e longo esboço não foram apenas retirados pormenores: sequências inteiras com várias cenas acabaram por ser cortadas. Porém, isto não significa que se percam para sempre, já que na mesma entrevista, Johnson afirmou que todas elas vão passar para as edições em DVD e Blu-ray do filme, que serão lançadas meses depois da estreia.

As expectativas para este novo “capítulo” da interminável história intergaláctica estão bastante altas — como sempre, aliás, não fosse esta uma das histórias com maior número de fãs da história do cinema. Em jeito de curiosidade, fique com a lista de todos os principais filmes Star Wars com os respetivos tempos de duração.

  • Guerra das Estrelas (1977) – Duas horas e um minuto
  • O Império Contra-Ataca (1980) – Duas horas e quatro minutos
  • O Regresso do Jedi (1983) – Duas horas e 11 minutos
  • Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999) – Duas horas e 16 minutos
  • Episódio II: O Ataque dos Clones (2002) – Duas horas e 22 minutos
  • Episódio III: A Vingança dos Sith (2005) – Duas horas e 20 minutos
  • O Despertar da Força (2015) – Duas horas e 16 minutos
  • O Último dos Jedi (2017) – Duas horas e 32 minutos
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt
Global Shapers

Quando chegará o último Aquarius?

Hugo Menino Aguiar

É preciso conciliar a liberdade de movimento enquanto direito humano fundamental e a gestão económica, cultural e social das migrações - e permitir que esta segunda vertente seja sobrevalorizada.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)