Um dos quatro fogos que estão a arrasar o estado da Califórnia atingiu um dos bairros mais ricos de Los Angeles. A propriedade de Rupert Murdoch — o todo-poderoso da comunicação social que é dono da Fox e do Wall Street Journal, — onde tem vinhas e uma adega, foi uma das mais afetadas pelas chamas.

Incêndios na Califórnia. “Tudo o que tinha, foi-se”, contam desalojados

As chamas – impulsionadas pelos fortes ventos que se fazem sentir – chegaram ao espaço onde Rupert Murdoch guarda as garrafas de vinho que produz depois de destruírem seis propriedades na região de Bel-Air e colocarem centenas em risco. A herdade Moraga Vineyards, onde fica a adega, tem 2,8 hectares e custou 28,8 milhões de dólares. A propriedade foi rapidamente evacuada e a casa não chegou a ser atingida, ainda que o incêndio continue fora de controlo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado, Rupert Murdoch disse estar “a monitorizar a situação e estamos gratos pelos esforços de todos os primeiros a responder. Muitos dos nossos vizinhos sofreram perdas pesadas e os nossos pensamentos e orações estão com eles neste momento”. O magnata da comunicação social revelou ainda que não sabe o valor exato de prejuízo que teve.

Os vários incêndios que se registam esta quinta-feira na região de Los Angeles obrigaram cerca de 200 mil pessoas a abandonar as casas onde residem e as televisões locais já mostraram a evacuação de partes do luxuoso bairro de Bel-Air.

As autoridades lançaram – pela primeira vez – o alerta máximo devido aos fortes ventos que se fazem sentir na região e que atingiram os 130 quilómetros por hora, dificultando o combate às chamas. As chamas já destruíram 120 residências e provocaram a morte a pelo menos uma pessoa, de acordo com os dados fornecidos pelos bombeiros. Mais de 32 mil hectares foram atingidos pelas chamas nos últimos dois dias.

O The Guardian partilha esta quinta-feira um vídeo impressionante de vários carros a atravessar um fogo florestal gigantesco.