Quando as palavras nos faltaram, em 2017, recorremos aos GIF (acrónimo para ‘graphic interchange format’, um formato gráfico que permite usar imagens estáticas e em movimento). Cada vez mais uma ferramenta de comunicação, os mais usados servem também para mostrar como foi este ano que está quase a terminar.

Ora vamos a contas: as emoções negativas cresceram 31% e as emoções positivas diminuíram 18%. De acordo com a plataforma de GIF Tenor, parece assim que este ano deixa muito a desejar, comparativamente com o 2016.

Os dados indicam que, no seu todo, 2017 foi muito mais negativo, apesar de as pesquisas por GIF a rir terem aumentado para o dobro, relativamente ao ano anterior. Estes GIF fazem parte da categoria “felicidade”, o que poderia demonstrar que este ano foi mais feliz, mas não: muitas vezes eles não foram utilizados com esse sentimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eis o top dos 5 GIF mais utilizados em 2017.

1. O rapaz confuso ou a piscar os olhos

Foi nomeado o GIF do Ano, não só porque foi o mais partilhado nas redes, em 2017, mas por aquilo que representa – não há melhor GIF que demonstre a confusão, desconforto ou desconfiança que muitos experimentaram este ano. A Tenor congratulou quem criou o GIF originalmente, a partir de um vídeo jogo e o próprio Drew Scanlon.

2. O bebé a chorar

A segunda posição vai para este GIF que mostra como frequentemente as pessoas se sentiram ao longo do ano. Segundo a CNN, este foi muitas vezes utilizado entre estranhos no Twitter.

3. Jonah Hill Yay

Este GIF é normalmente utilizado quando as pessoas estão entusiasmadas com alguma coisa. É o famoso “yay” das redes sociais.

4. Shaqi a rir na SB Nation

Este é o GIF que pode ser utilizado facilmente para rir do ridículo – ou seja, está incluído no conjunto de GIF alegres, mas muitas vezes é utilizado em situações cujo sentimento é negativo. Ridiculariza e ‘goza’ com situações.

5. Obama “oh yeah”

Na quinta posição está o GIF de Obama, que surge ainda no top, um ano depois de ter deixado o cargo de Presidente dos Estados Unidos. Este lugar evidencia que a política americana dominou muitas das conversas deste ano e as publicações noticiosas.