A aviação israelita bombardeou posições militares do movimento radical islâmico Hamas na Faixa de Gaza, em resposta a tiros de ‘rocket’ disparados do enclave palestiniano em direção ao país, disse hoje o exército israelita. Catorze pessoas ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde palestiniano em Gaza. Responsáveis da segurança do enclave palestiniano disseram que os ataques atingiram alvos no norte do território.

Os confrontos aconteceram após um “dia de raiva” em que milhares de palestinianos entraram em confronto com as forças israelitas para protestar contra a decisão unilateral do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de declarar Jerusalém capital de Israel.

Estados Unidos da América: ONU deve aceitar “o óbvio” e reconhecer Jerusalém como capital de Israel

Na sequência deste ataque, foi disparado um rocket a partir da faixa de Gaza, o terceiro durante esta sexta-feira. O engenho explodiu na cidade israelita de Sderot, no sul do país, e provocou estragos em diversos veículos que se encontravam estacionados na via pública. Não se registaram feridos, indicou o Times of Israel, mas duas pessoas ficaram em estado de choque.

O primeiro míssil disparado de Gaza foi intercetado pelo sistema de defesa israelita que, pouco tempo depois, identificou o segundo projétil. Este foi o segundo relato de lançamentos de rockets em direção a Israel nos últimos dias. Na quinta-feira, foram também disparados dois projéteis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR