O coordenador do Parlamento Europeu (PE) para o Brexit, Guy Verhofstadt, anunciou nesta sexta-feira que a resolução sobre o Brexit a votar na próxima semana acompanha a da Comissão Europeia na recomendação da passagem à segunda fase negocial com Londres.

“Vamos recomendar a passagem para a segunda fase das negociações na resolução da próxima semana”, disse Verhofstadt, em conferência de imprensa, hoje em Bruxelas, mas sublinhou que há questões em que são necessários mais esclarecimentos, como a vinculação das decisões do Tribunal de Justiça da UE. Em fevereiro, o PE apresentará uma nova resolução, mais detalhada, sobre as negociações do Brexit.

A Comissão Europeia anunciou hoje que chegou a um “acordo equilibrado” com o Reino Unido sobre os termos do ‘divórcio’ entre as partes e decidiu recomendar aos Estados-membros que se passe à segunda fase das negociações, sobre as futuras relações. Segundo Bruxelas, foram efetuados “progressos suficientes” nos três domínios prioritários: direitos dos cidadãos, diálogo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte e acordo financeiro com o Reino Unido. O acordo terá que ser aprovado pelo PE e pelo Conselho Europeu.