Uma mulher sentada aos ombros de alguém no meio de uma multidão e a bandeira portuguesa destacada às costas. Foi com esta fotografia que João Taborda conquistou o primeiro lugar na categoria Rostos Fascinantes e Personagens dos Prémios Internacionais de Fotografia de Siena.

Na descrição da imagem, o fotógrafo explica como surgiu este momento: “Todos os anos, no final do verão, há um festival português da juventude. A maioria dos participantes são estudantes e juntam-se à diversão da música, cor e amizade. Este festival, inspirado no festival indiano Holi, tem lugar num parque, na área da cidade universitária de Lisboa. Todos se divertem com a música e as cores porque há pós coloridos a serem lançados constantemente. As bandeiras de muitos estudantes de diferentes países contribuem para esta atmosfera colorida. A jovem que estava no meio dos outros e a sua expressão chamou a minha atenção, então tirei esta foto”.

Os Prémios Internacionais de Fotografia de Siena são um dos concursos de fotografia com maior participação no mundo: este ano, a organização recebeu 500 mil imagens de fotógrafos amadores e profissionais vindos de 161 países. As preferidas já foram divulgadas e pode vê-las na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR