A PSA celebrou um acordo de joint-venture com a Nidec Leroy-Somer, principal produtor francês de motores eléctricos, com o objectivo de conceber e fabricar novos sistemas de tracção eléctricos.

A conjugação de esforços entre as duas empresas, que deverá resultar num investimento global na ordem dos 220 milhões de euros, surge numa altura em que a electrificação do automóvel está em plena expansão, com as previsões apontarem para uma duplicação do número de motores eléctricos, até 2030. Negócio que poderá vir a atingir, então, valores na ordem dos 45 mil milhões de euros.

Em comunicado, a PSA faz saber que desta parceria deverão resultar soluções tecnológicas de vanguarda, para aplicação em veículos electrificados, sejam eles semi-híbridos, híbridos recarregáveis ou eléctricos. Sendo que a sua disponibilização será feita através da empresa P&D, joint-venture criada para o fabrico e comercialização deste tipo de propulsores, visando corresponder às necessidades não só das marcas do Grupo PSA, mas também de outros construtores.

Resultante da aquisição da Leroy-Somer pela Nidec em Fevereiro de 2017, a Nidec Leroy-Somer é o principal fabricante francês de motores eléctricos. Estando, neste momento, a desenvolver uma nova plataforma de crescimento, especialmente centrada no automóvel. De acordo com os seus objectivos estratégicos a médio prazo, espera alcançar, em 2020, um volume de negócios entre os 5.400 e os 7.600 milhões de euros, só no sector automóvel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR