Depois de entregar os carros oficiais aos jogadores do Real Madrid, a Audi, patrocinadora oficial de ambos os clubes espanhóis de futebol, deslocou-se à Catalunha, para antecipar o Pai Natal e oferecer os veículos que os craques do Barcelona vão utilizar nos próximos 12 meses.
Já lhe contámos aqui as escolhas dos ídolos dos madrilistas, pelo que agora concentramo-nos nas opções da equipa catalã. A entrega dos modelos, previamente escolhidos pelos jogadores, do modelo à motorização, passando obviamente pela cor e restantes pormenores de equipamento, foi realizada no circuito de Montmeló, nos arredores de Barcelona. Não só os profissionais da bola tiveram a oportunidade de experimentar os modelos da marca alemã em circuito, como puderam ver como ganham a vida os seus colegas profissionais, mas do volante.
Os modelos mais vistosos foram os preferidos por Sergio Busquets e Aleix Vidal, que morreram de amores pelo R8 Plus e pelo R8 Spyder 5.2 V10, respectivamente, com a escolha mais frequente a recair no Audi Q7, tendo o SUV cativado 12 dos 25 jogadores para quem o Natal chegou mais cedo. Se a maioria optou por carros grandes, potentes e caros, houve também quem quisesse veículos mais pequenos, com quatro atletas a escolherem o RS3 (Digne, Roberto, Umtiti e Dembélé) e dois o Q5 (Stegen e Deulofeu).
Curiosamente, alguns dos mais famosos dos representantes do Barça escolheram o Audi RS6. Foi o caso de Messi, de Piqué e de Luis Suárez. Mas veja aqui como foi diversificada, no mínimo, a escolha dos craques do Barcelona:
- Messi- RS 6 Avant performance 4.0 TFSI quattro tiptronic
- Piqué- RS 6 Avant performance 4.0 TFSI quattro tiptronic
- Iniesta- SQ7 4.0 TDI quattro tiptronic
- Busquets- R8 V10 Plus S tronic
- Luis Suárez- RS 6 Avant performance 4.0 TFSI quattro tiptronic
- Denis Suárez- Q7 Sport 3.0 TDI quattro tiptronic
- Aleix Vidal- R8 Spyder V10 5.2 FSI quattro S tronic
- Arda Turan- Q7 Sport 3.0 TDI quattro tiptronic
- Rakitic- Q7 Sport 3.0 TDI quattro tiptronic
- Mascherano- A7 Sportback Black Line edition 3.0 TDI quattro S tronic
- Jordi Alba- Q7 Sport 3.0 TDI quattro tiptronic
- Deulofeu- Q5 Design 2.0 TDI quattro S tronic
- Vermaelen- Q7 Sport 3.0 TDI quattro tiptronic
- Dembélé- RS 3 Sportback 2.5 TFSI quattro S tronic
- Cillessen: Q7 Sport 3.0 TDI quattro tiptronic
- Paco Alcácer- RS 3 Sportback 2.5 TFSI quattro S tronic
- Semedo- Q7 e-tron 3.0 TDI quattro tiptronic
- Umtiti- RS 3 Sportback 2.5 TFSI quattro S tronic
- Rafinha- Q7 Sport 3.0 TDI quattro tiptronic
- Sergi Roberto- RS 3 Sportback 2.5 TFSI quattro S tronic
- Ter Stegen- SQ5 3.0 TFSI quattro tiptronic
- André Gomes- Q7 Sport 3.0 TDI quattro tiptronic
- Digne- RS 3 Sportback 2.5 TFSI quattro S tronic
- Paulinho- Q7 e-tron 3.0 TDI quattro tiptronic
- Valverde- Q7 e-tron 3.0 TDI quattro tiptronic
Real ou Barça: quem tem os melhores carros?
Se a La Liga parece favorecer este ano o Barça, que lidera o campeonato espanhol, com o Real algo arredado da luta pela primeira posição, a verdade é que a ‘batalha’ para ver quem tem o melhor gosto na altura de escolher automóveis está muito mais em aberto.
Eis a escolha dos representantes de ambas as equipas, consoante a sua posição em campo, e decida por si se são os futebolistas do Real ou do Barça que tem os modelos mais sumarentos, com destaque para a escolha do português Ronaldo e do argentino Messi:
Real Madrid | F. C. Barcelona | |
Baliza | Keylor Navas – RS7 Performance | Ter Stegen – SQ5 |
Defesa | Marcelo – RS6 Performante | Jordi Alba – Q7 Sport |
Sergio Ramos – R8 Spyder Sport | Piqué – RS6 Performante | |
Varane – RS6 Performante | Umtiti RS3 Sportback | |
Carvajal – Q7 | Semedo – Q7 e-tron | |
Meio-campo | Isco – Q7 | Iniesta – SQ7 |
Casemiro – Q7 | Busquets – R8 Plus | |
Kroos – SQ5 | Rakitic – R8 Plus | |
Modric – Q7 | Paulinho – Q7 | |
Avançado | Ronaldo – RS7 Performante | Messi – RS6 Avant Performante |
Benzema – RS5 | Luis Suárez – RS6 |
Com o mesmo número de Bolas de Ouro, Ronaldo e Messi são os maiores do futebol mundial, com destaque para o jogador português, porque depois de um domínio inicial do argentino, está obviamente a revelar melhor forma nos últimos anos. E, no respeita aos veículos, a vantagem do nosso Cristiano mantém-se, pois o seu Audi RS7 Sportback Performante é ainda mais “animal”, para utilizar uma terminologia cara ao atleta madeirense, do que o Audi do seu rival Barça, o RS6 Performante.
Ambos os veículos têm características familiares, com o RS6 Avant a dar mais ênfase à versatilidade, devido à sua forma de carrinha, enquanto o RS7 Sportback é igualmente espaçoso, mas exibe linhas mais esguias e elegantes. Em matéria de motor, ambas as “bombas” esgrimem os mesmos argumentos, com a versão normal do RS7 e RS6 a usufruírem do 4.0 V8 biturbo, com “apenas” 560 cv, valor que sobe para 605 cv na versão Performante, que teve a preferência de ambos os jogadores.
A caixa é sempre automática de oito velocidades, de funcionamento convencional, ou seja, com conversor de binário, e os desportivos recorrem à tracção integral quattro para serenar os ânimos, quando o condutor decide optar por um ritmo de condução mais intenso. Os 100 km/h ficam para trás ao fim de apenas 3,7 segundos, em qualquer um dos casos, o que coloca algumas contrariedades a desportivos alegadamente mais conceituados, como alguns Porsche 911, para depois continuarem a acelerar até aos 305 km/h.
O esmiuçar das características dos dois familiares com extra-músculo apenas revela diferenças ao nível da estética, em favor do RS7 Sportback; do peso, com o carro do Ronaldo a ser 20 kg mais leve apesar de ser 3 cm mais comprido; e do consumo, com o veículo escolhido pelo português a anunciar um consumo inferior ao de Messi em 0,1 litros por cada 100 km. E o preço confirma isto mesmo, pois enquanto o RS7 Performante é proposto em Espanha por 151.060€ e em Portugal 165.300€, o RS6 Performante fica-se pelos 143.600€ no país de nuestros hermanos e 157.600€ se exibir matrícula portuguesa.