Volkswagen

Consumos (mais) realistas. VW entrou na linha?

Até agora, poucas foram as marcas a publicar resultados de consumos e emissões dos seus modelos, com base no ciclo de homologação WLTP – mais realista face ao NEDC. O up! GTI foi testado e… surpresa!

Autor
  • Simone Carvalho

Como já aqui lhe explicámos, o ciclo de homologação NEDC (New European Driving Cycle), introduzido em 1992 e sem alterações desde 1997, deu lugar um novo método, denominado WLTP (Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedures). Porquê? Desde logo, porque o NEDC já parecia mais um zombie da indústria automóvel do que propriamente uma fórmula fiável – entenda-se, em que os consumidores pudessem efectivamente confiar. O Dieselgate tornou ainda mais flagrantes as debilidades deste sistema de apuramento de consumos e emissões, pelo que se determinou a substituição desse ciclo por outro, mais próximo das condições reais de utilização.

O calendário de implementação do WLTP é progressivo, sendo agora este o novo procedimento de homologação. E que modelo foi à prova? O up! GTI.

Adeus NEDC, olá WLTP

Todos os automóveis homologados até 31 de Agosto de 2017 continuam a ter as emissões e consumos segundo o NEDC. Homologações após o dia 1 de Setembro deste ano exibem os resultados segundo o WLTP e NEDC, ou seja, os construtores vão continuar a disponibilizar os consumos e emissões de CO2 segundo os dois métodos, mas a homologação de novos veículos passa a ser apenas de acordo com o novo ciclo.

A partir de 1 de Setembro de 2018, todos os veículos novos terão de ser certificados segundo o protocolo WLTP. Além disso, as emissões de óxidos de azoto serão medidas por um ciclo de condução na estrada, para verificar se não excedem os limites estabelecidos pela norma Euro 6 – ao qual é aplicado um “factor de correcção” de 2.1.

A versão mais picante do pequeno citadino monta um três cilindros 1.0 TSI sobrealimentado, com 115 cv de potência. Cortesia deste motor e de um peso-pluma, o up! vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, anunciando uma velocidade máxima de 196 km/h. Ora, segundo o ciclo NEDC, este Volkswagen consome uma média de 4,8 l/100 km, exigindo apenas 4.1 l/100 km em condições extra-urbanas e 6,0 l/100 km em utilização urbana.

Já quando analisado à luz do protocolo WLTP, o citadino germânico registou um consumo médio de 5,7-5,6 l/100 km – dependendo do equipamento opcional –, e emissões médias de dióxido de carbono entre 129 e 127 g/km. Ou seja, um valor cerca de 17% superior ao resultante da homologação do veículo de acordo com o ciclo NEDC. Trata-se, por isso, de um “desvio” expectável, já que se sabe de antemão que o novo método conduz a resultados muito mais próximos da realidade do que os saídos do laboratório.

Por outro lado, tendo presente os resultados WLTP já divulgados por outras marcas – recorde aqui o caso da Opel – estes 17% acima do NEDC quase que podem ser considerados um bom exemplo. Porquê? É a própria Federação Europeia para os Transportes e Ambiente, conhecida por Transport & Environment (T&E), que no seu mais recente estudo concluiu que a diferença entre o consumo homologado e o consumo que efectivamente se consegue obter em circunstâncias reais de utilização se situa, actualmente e em média, nos 42%. Sendo que não faltam casos de modelos/motorizações específicas em que o desfasamento excede mesmo os 50% – a discrepância chega aos 56% nos Mercedes Classe A e Classe E, segundo a T&E.

Prémios Auto 2017 Observador - A escolha dos portugueses

Coube-lhe a si decidir e está decidido. As votações para eleger os melhores automóveis introduzidos no mercado em 2017 estão oficialmente fechadas. Confira aqui os finalistas em cada uma das categorias. Dia 19 há festa (e você vai fazer parte dela).

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVer finalistas
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site