A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta laranja para todo o país, devido às condições meteorológicas, recomendando à população que evite zonas arborizadas e conduza de forma mais defensiva.

O alerta laranja vigora desde as 00h00 de hoje e é o mais grave antes do vermelho, mas até ao momento não há registo de ocorrências significativas, disse à agência Lusa fonte da ANPC.

“A previsão meteorológica para as próximas horas aponta para o agravamento do estado do tempo, devido à passagem de uma tempestade forte sobre o território de Portugal continental”, sendo expectável que o período mais crítico dos seus efeitos se verifique entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de segunda-feira, informou a ANPC, após contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As previsões apontam para chuva, neve e vento forte, pelo que a Proteção Civil recomenda cuidados acrescidos face às seguintes situações expectáveis: danos em estruturas montadas ou suspensas, quedas de ramos de árvores, cheias rápidas em meio urbano, transbordo de linhas de água, obstrução de vias de circulação e piso escorregadio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as recomendações está, por isso, a fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placas e outros materiais, evitar a circulação e permanência nas terras altas, desobstruir sistemas de escoamento de águas e não praticar atividades marítimas.

Também a Proteção Civil Municipal em Lisboa emitiu um alerta para condições meteorológicas adversas com o mesmo tipo de recomendações.

O IPMA colocou hoje oito distritos do continente em aviso vermelho a partir do final do dia, por vento muito forte, com rajadas superiores a 130 quilómetros/hora nas terras altas.