Monumentos

17 monumentos em Lisboa que os turistas conhecem e muitos portugueses não

1.127

Pelo menos desde 2011 que mais de 83% dos visitantes dos monumentos portugueses são turistas estrangeiros. Os portugueses são sobretudo alunos em visitas de estudo. Conheça 17 deles.

Humberto Santos

Dados da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) mostram que, entre 2011 e 2016, mais de 83% das pessoas que visitaram os monumentos sob alçada dessa instituição eram estrangeiros. No ano passado, os turistas representaram metade das visitas que os museus da DGPC receberam: os portugueses só levaram a melhor entre os Palácios, onde 60% dos visitantes foram nacionais.

Que Portugal é este que os estrangeiros conhecem melhor que nós próprios? É um Portugal que aparece nos guias de viagens (mas não nos nossos manuais escolares) e que os estrangeiros têm mais disponibilidade de tempo para conhecer. Para André Barata Moura, do Observatório do Turismo de Lisboa, os portugueses não recebem tanta informação sobre estes sítios. E a que recebem vem das visitas de estudo.

Veja na fotogaleria 17 monumentos que recebem mais estrangeiros do que portugueses.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Impostos

Ode ao Portal das Finanças

José Miguel Pinto dos Santos

Pode ser que o Portal das Finanças tenha reduzido atritos entre cobradores e contribuintes, mas uma carga fiscal excessiva continuará sempre a gerar fuga aos impostos através de uma economia paralela

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site