Um famoso “rooftopper” chinês morreu ao cair do 62.º andar de um edifício. Wu Yongning era conhecido por trepar arranha-céus sem qualquer tipo de equipamento de segurança e partilhava todos os vídeos na rede social chinesa Weibo.

Ao longo dos anos, reuniu milhares de fãs. E foram esses fiéis seguidores que levantaram uma onda de preocupação sobre Yongning, já que o jovem não publicava nada desde novembro. Um mês depois, foi a namorada que confirmou a morte, através de um comunicado na mesma rede social.

O South China Morning Post conta que Wu Yongning, de 26 anos, morreu dia 8 de novembro quando participava num concurso de “rooftopping”. Ao que parece, e segundo diz o tio do jovem, o prémio monetário era superior a 100 mil yuans (mais de 12.800 euros) e Yongning precisava do dinheiro para ajudar a mãe, que está doente. Além disso, o tio acrescenta que o chinês ia pedir a namorada em casamento no dia seguinte à competição.

Em todos os vídeos que partilhava na internet, o “rooftopper” pedia aos fãs que não imitassem aquilo que ele fazia – Wu Yongning era especialista em artes marciais e já tinha sido duplo em vários filmes e séries. Ainda assim, era visto como imprudente. A BBC diz que outro “rooftopper”, Charlie_7U, acusou Yongning através do Weibo, considerando que “ele foi um bocadinho longe demais, sempre a tentar coisas que estão para lá da sua capacidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR