Os presidentes russo, Vladimir Putin, e egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, assistiram esta segunda-feira à assinatura do contrato final para a construção da primeira central nuclear egípcia, no norte do país e financiada quase inteiramente pela Rússia.

Numa conferência de imprensa conjunta com Putin, o chefe de Estado egípcio afirmou que se acordou “construir a central nuclear em Dabaa”, adiantando que os ministros competentes de ambos os países foram encarregados de concretizar os projetos.

O contrato ratifica o acordo feito pelos dois países em novembro de 2015 para construir quatro reatores de 1.200 megawatts cada. A primeira unidade deve começar a funcionar em 2024, de acordo com a agência noticiosa russa TASS.

O projeto deve custar 30 mil milhões de dólares (25,4 mil milhões de euros), segundo a imprensa egípcias, e Moscovo emprestará 25 mil milhões de dólares (21,2 mil milhões de euros) ao Egito.

Putin, cuja anterior visita ao Egito ocorreu em fevereiro de 2015, chegou segunda-feira ao Cairo após uma visita surpresa a uma base aérea na Síria e após algumas horas no país partiu para a Turquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR