Exportações

Importações de bens aumentam 21,4% em outubro

189

As exportações continuam a crescer, mas muito abaixo do ritmo de crescimento das importações. A culpa é da importação dos combustíveis, que cresceu 33,6% em comparação com outubro de 2016.

UTA KNELLER/EPA

As importações de bens cresceram quase o dobro das exportações de bens durante o mês de outubro, face ao mesmo mês do ano passado, com a economia portuguesa a importar mais um terço dos combustíveis que havia importando no ano passado. As importações cresceram 21,4% em outubro, um ritmo bastante superior ao registado nas exportações, 11,8%, e que provocou um agravamento de 613 milhões de euros no défice comercial.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), as importações de bens cresceram 21,4% em outubro depois de crescerem apenas 8,5% em setembro, em resultado das compras feitas em Estados-membros da União Europeia, de onde as importações crescera 16,8%, praticamente o dobro do que acontecia em setembro.

A grande variação, em termos relativos, aconteceu na compra de combustíveis, que aumentou 194 milhões de euros, ou 33,6%, face ao que acontecia no ano passado por esta altura. Em valor, o maior aumento verificou-se na compra de bens transformados para a Indústria, que cresceu 335 milhões de euros (22,8% face a outubro de 2016).

O aumento nas exportações de bens foi transversal a toda as categorias de produtos, com especial relevo ainda na importação de máquinas e outros equipamentos, material de transporte e acessórios e nos produtos alimentares e bebidas.

As exportações também cresceram substancialmente face ao que tinha acontecido em outubro do ano passado, mais de o dobro, apesar de terem ficado muito aquém do ritmo de crescimento das importações. De acordo com o INE, as exportações de bens cresceram 11,8% em outubro deste ano, em termos homólogos, fruto também de um aumento no comércio com os países que fazem parte da União Europeia – que compraram mais 14,1% de bens, face ao que tinham feito há um ano.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: nmartins@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)