McLaren

McLaren lança Senna, desportivo com 800 cv

563

O construtor britânico decidiu homenagear o mítico Ayrton Senna, produzindo um superdesportivo como o brasileiro: focado na pista. Custa 853 mil euros, promete 800 cv e uma eficácia imbatível.

Autor
  • Francisco António

É a mais recente criação da McLaren e o mais recente veículo das chamadas Ultimate Series, com que a marca de superdesportivos britânica tem vindo a brindar os seus fãs. Mas é também uma homenagem ao já desaparecido piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva. Motivo pelo qual será também o modelo do construtor mais vocacionado para pista, ainda que homologado para utilização no dia-a-dia, para o que conta com um 4.0 V8 biturbo, a debitar 800 cv, instalado num carro que pesa apenas 1.198 kg!

Derivação do conhecido modelo 720S, o McLaren Senna é o resultado, segundo o fabricante, de horas intermináveis no túnel de vento, que levaram à adopção de soluções como o lábio inferior à frente, o duplo difusor traseiro e a enorme asa posterior com segmentos activos. Tudo isto numa carroçaria em que a forma obedece à função, procurando não somente minorar a resistência aerodinâmica e melhor refrigerar a mecânica, como ainda assegurar um tão elevado apoio aerodinâmico que, literalmente, cole o Senna ao solo.

Sobre os restantes componentes que caracterizam este novo McLaren, sucessor do P1 – que possuía 916 cv, 737 cv do motor 3.8 V8 e 179 cv do motor eléctrico, com um peso de 1547 kg), destaque para os discos de travão em carbocerâmica, cujo fabrico demora cerca de sete meses cada, e que, uma vez instalados no carro, estão envolvidos por jantes em liga leve que montam pneus Pirelli PZero Trofeo R.

Já no interior do habitáculo e conforme as fotos divulgadas pela marca documentam, um ambiente minimalista, com muitas aplicações em fibra de carbono, embora não abdicando de argumentos como é o caso do sistema de infoentretenimento, câmara traseira, painel de instrumentos idêntico ao do 720S e sistema Hi-Fi. Estando desde já garantido que não haverá dois carros com bancos exactamente iguais, uma vez que estes serão fabricados à medida do respectivo proprietário.

Quanto ao motor, trata-se do mesmo V8 4,0 litros que equipa o modelo que serve de base a este Mclaren Senna, embora com potência aumentada para os 800 cv e um binário fixado nos 800 Nm. Ou seja, mais 80 cv e 30 Nm do que o 720S, face ao qual é também mais leve, já que pesa menos de 1.200 kg. Ou seja, basicamente menos 85 kg que o 720S.

E embora a Mclaren não divulgue, para já, quaisquer dados sobre prestações, fica a promessa de que este Senna terá um “desempenho selvagem”, graças também ao envolvimento do sobrinho de Ayrton Senna, Bruno Senna, no projecto.

A produção do superdesportivo deverá arrancar no terceiro trimestre de 2018, já depois da sua apresentação oficial e mundial no próximo Salão Automóvel de Genebra. Desde já com a garantia de que apenas serão produzidas 500 unidades – todas já com proprietário assegurado!

Logo depois desta homenagem a Ayrton Senna, virá, em 2019, o também já anunciado sucessor do icónico McLaren F1, o três lugares BP23. O qual, apesar da distância a que ainda se encontra, também já tem todas as suas 106 unidades com comprador assegurado.

De salientar que, durante a cerimónia de apresentação do novo e exuberante McLaren Senna no Winter Ball, em Londres, a primeira unidade do superdesportivo foi leiloada por 2 milhões de libras, qualquer coisa como 2,26 milhões de euros. É uma verba elevadíssima, mas quem a pagou não só adquiriu um carro de sonho, destinado a homenagear um dos melhores pilotos de F1 de sempre, como ainda contribuiu para a Ayrton Senna Fundation – cuja finalidade é ajudar as crianças brasileiras –, instituição que beneficiou da totalidade da verba recolhida no leilão.

Prémios Auto 2017 Observador - A escolha dos portugueses

Coube-lhe a si decidir e está decidido. As votações para eleger os melhores automóveis introduzidos no mercado em 2017 estão oficialmente fechadas. Confira aqui os finalistas em cada uma das categorias. Dia 19 há festa (e você vai fazer parte dela).

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVer finalistas
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site