Quem é “o melhor para presidente do PSD”? À pergunta da Aximage, 71,9% dos inquiridos escolheram Rui Rio, os restantes preferem Santana Lopes. A pouco mais de um mês para as eleições diretas do PSD, estes são os resultados da sondagem sobre quem poderá suceder a Pedro Passos Coelho na liderança do partido, pode ler-se no Correio da Manhã e no Jornal de Negócios.

Os resultados do inquérito nacional não só dão vantagem a Rui Rio como o distanciam de Santana na avaliação feita no último mês: 71,9% é a percentagem mais elevada desde que os dois se lançaram à liderança do partido, comparando com 67,5% em outubro e 65,8% em novembro.

Apenas 21,8% dos inquiridos encara Santana como o melhor candidato. Mesmo reduzindo o universo aos inquiridos que declararam votar PSD nas últimas eleições, as conclusões são quase iguais: 70,5% preferem Rio como presidente contra 26,8% que escolhem Santana.

Seja qual for o vencedor, contudo, este dificilmente terá hipóteses num confronto direto com António Costa, conclui a mesma sondagem: seria derrotado pelo atual primeiro-ministro em eleições legislativas. Porém, acrescentam, Rui Rio perderia por uma diferença menor do que Santana Lopes enquanto líderes do PSD. Entre os inquiridos, 33% preferia ver Rio à frente do Governo, mas só 20% diz o mesmo em relação a Santana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR