Tem sido cada vez mais complicado entrar em Portugal, nas últimas duas semanas, pelo aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. No passado dia 6 de dezembro, houve mesmo quem tivesse esperado mais de três horas para passar pelo controlo de passaportes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A notícia está a ser avançada pelo Diário de Notícias, que cita fontes do aeroporto e das autoridades. Uma dessas fontes explica o motivo para o tempo de espera, que já “em mais de 70% dos dias deste ano” chega a ser superior a 45 minutos — a antiga ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, tinha definido como “objetivo estratégico” para este ano “fixar em menos de 40 minutos o tempo máximo de espera”.

Tem-se assistido a uma degradação do serviço prestado pelo SEF, conduzindo a tempos de espera nas chegadas extremamente elevados.”

Uma situação que contribuiu para este cenário foi a saída de 45 inspetores estagiários que estiveram no aeroporto durante o verão. De acordo com o DN, no verão havia 230 inspetores no aeroporto e atualmente estão 160.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte oficial do SEF, por sua vez, destaca o “aumento muito significativo de passageiros em todos os aeroportos com ligações internacionais e em especial no aeroporto de Lisboa”, nos últimos três anos. “Comparando o primeiro semestre deste ano com períodos homólogos de 2015 e 2016, pode dizer-se que se registou um aumento de passageiros controlados na ordem dos 32%”, adiantou fonte da entidade ao DN.

Para o Sindicato da Carreira de Inspeção e Fiscalização (SCIF) do SEF, no aeroporto, deveriam estar “pelo menos 250 inspetores”. Já o presidente do sindicato, Acácio Pereira, refere que o aumento de inspetores não é suficiente para resolver o problema, acrescentando que são precisas “algumas alterações estruturais”, nomeadamente a “criação de um espaço próprio para o controlo de passaportes dos voos de origens de risco” e a “não acumulação de voos num curto período de tempo”.

Ainda assim, de acordo com o porta-voz do novo diretor nacional do SEF, está previsto “um reforço” do número de inspetores não só para o Natal e Ano Novo, mas também a partir de 5 de janeiro de 2018. Além de estar em curso um concurso para que sejam integrados mais 45 inspetores estagiários, “foi autorizado um concurso externo para um reforço de cem inspetores, cujo procedimento concursal vai ser lançado até ao final deste ano”, afirmou o porta-voz.