É bem mais imponente e grandiosa do que o famoso busto de Cristiano Ronaldo no Aeroporto Internacional com os seu nome, no Funchal. Mas a nova estátua de Diego Armando Maradona, apresentada esta segunda-feira em Calcutá, na Índia, está a dar igualmente que falar. Exatamente pelo mesmo motivo: falta de verosimilhança com o original.

A obra de arte, também em bronze e com mais de 3,5 metros de altura, pretendia representar o ex-futebolista argentino, hoje com 57 anos, aos 25, no preciso momento em que levantou a taça de vencedor do Mundial de Futebol de 1986.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dizem memes e posts de Twitter, no final, o resultado faz mais lembrar Susan Boyle — a célebre dona de casa escocesa que, em 2009, aos 48 anos, surpreendeu o mundo com a sua portentosa voz no programa de talentos Britain’s Got Talent –, ou até a avó de alguém, do que o jogador outrora conhecido como “El Pibe de Oro”.

Não consta que Maradona se tenha mostrado desagradado com a representação. Quem mais uma vez não perdoou obra e autor — que até ao momento se mantém desconhecido — foi a Internet. “Era suposto ser o Maradona, parece mais a avó de alguém”, pode ler-se num dos muitos posts feitos no Twitter sobre o assunto.

Ao contrário do que lhe é habitual, nesta que é a sua segunda visita a Calcutá, Maradona optou por manter uma postura humilde e agradecida: “Não me considero o deus do futebol. Considero-me um simples jogador de futebol”.

Outro internauta especialmente cáustico não perdeu a oportunidade para relacionar este com o também ridicularizado caso do busto de Ronaldo no Funchal, da autoria de Emanuel Santos: “É bom ver que o camarada que fez [a estátua] do Ronaldo continua no ativo”.