Mais de 50 chefes de Estado e de Governo, incluindo o primeiro-ministro português, participam esta terça-feira na cimeira sobre o clima em França, marcada pela “ausência” dos Estados Unidos.

Também presente no encontro, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, fará uma intervenção durante a manhã, estando marcada para a tarde a participação do primeiro-ministro, num painel sobre a descarbonização da economia e no qual vão intervir também, entre outros, a primeira-ministra britânica, Theresa May, e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.

No encontro, promovido pelo Presidente francês e destinado a impulsionar o Acordo de Paris sobre o clima (assinado há dois anos e ao qual Donald Trump renunciou) vai estar também o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, que encerra a iniciativa.

Segundo a presidência francesa, vão estar na cimeira mais de dois mil “atores chave”, do setor público e privado, desde os chefes de governo de Espanha, México ou Reino Unido, ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do ator Leonardo DiCaprio ou ao multimilionário Bill Gates.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na chamada “One Planet Summit” os Estados Unidos estão representados pelo encarregado de negócios da embaixada em Paris, por decisão da Casa Branca, segundo a presidência francesa. O objetivo é, segundo o Palácio do Eliseu, impulsionar os “atores envolvidos” e os projetos ligados à luta contra as alterações climáticas “de uma forma muito concreta”.

A cimeira foi anunciada em julho pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, como uma forma de retomar a questão da luta contra as alterações climáticas e a redução da emissão dos gases com efeito de estufa, após a decisão (em junho) dos Estados Unidos de saírem do Acordo de Paris.

Concluído em 12 de dezembro de 2015 durante a conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP21) em Paris, assinado por quase todos os países do mundo, o Acordo de Paris entrou em vigor a 4 de novembro de 2016. Visa limitar a subida da temperatura mundial reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa.