Nené foi avançado do Benfica. Marcou 360 golos pelos encarnados. Mas os adeptos lembram-no por um motivo diferente: durante os jogos, era raro sujar os calções. Caía, rebolava, ficava estatelado no chão. Mas no final dos 90 minutos, os calções estavam imaculados. Mas parece que Nené não é o único a conseguir a proeza de não perder a compostura durante atividades desportivas. Kim Jong-un, líder da Coreia da Norte, diz ter escalado 2744 metros sem uma gota de suor ou um floco de neve nos sapatos.

O jornal oficial do governo norte-coreano conta que Kim Jong-un trepou o monte Paektu, uma montanha vulcânica que fica na fronteira entre a Coreia do Norte e a China. As fotografias divulgadas pelo Rodong Sinmun mostram o líder norte-coreano animado, acabado de chegar ao cume do monte – que diz ter escalado a pé, sem qualquer equipamento especial para o efeito.

A história torna-se ainda mais incrível (e improvável) quando reparamos que Kim Jong-un – devidamente agasalhado mas sem um resquício de cansaço – está impecável, incólume, perfeitamente bem vestido e sem vestígios de neve ou outra sujidade. Os sapatos, que de acordo com o Independent são de pele, estão limpos. O sobretudo não tem um bocadinho de neve. Nenhuma peça de roupa parece estar molhada, o que seria normal, tendo em conta que está 2744 metros acima do nível médio das águas do mar e completamente rodeado de neve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Independent cita o jornal oficial de Pyongyang, que refere que Kim Jong-un “disse que frequentemente escalava o monte Paektu”, mas que “esta é a primeira vez que o faço a meio do inverno com uma temperatura tão agradável, rara até na primavera”. O Rodong Sinmun prosseguia continuando a elogiar o líder, que vê “no espírito majestoso do monte Paektu o aparecimento de uma poderosa nação socialista que avança de forma dinâmica cheia de vigor, sem vacilar com quaisquer eventos no planeta”.

Depois do passeio, ao que parece, Kim Jong-un ordenou a construção de um monumento em honra do monte Paektu, a melhoria das condições do complexo escolar ali perto e um novo hotel e abrigos de montanha na região.

Este tipo de feitos impossíveis atribuído ao líder norte-coreano é comum nos media oficiais da Coreia do Norte.