O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu nesta terça-feira posse a Rosa Matos Zorrinho como nova secretária de Estado da Saúde, numa cerimónia na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa. O primeiro-ministro, António Costa, não esteve presente, por se encontrar em Paris a participar numa cimeira sobre o clima, que começou hoje e termina na quarta-feira. O secretário de Estado da Saúde cessante, Manuel Delgado, não compareceu.

Rosa Matos Zorrinho, que presidia à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, tomou posse na presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques. Assistiram também a esta curta cerimónia, que durou cerca de dois minutos, os secretários de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, e da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Antunes.

Esta foi a quinta alteração da composição do XXI Governo, que iniciou funções em 26 de novembro de 2015, e acontece na sequência do pedido de demissão de Manuel Delgado do cargo de secretário de Estado da Saúde, aceite pelo primeiro-ministro, segundo um comunicado oficial hoje divulgado pelo executivo.

Manuel Delgado deixa o Governo na sequência de uma reportagem transmitida no sábado pela TVI sobre alegadas irregularidades na gestão da Raríssimas – Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras, financiada por subsídios do Estado e donativos.

A reportagem mostra documentos que colocam em causa a gestão da instituição de solidariedade social, nomeadamente da sua presidente, Paula Brito e Costa, e refere que Manuel Delgado foi consultor remunerado da Raríssimas, contratado entre 2013 e 2014, com um vencimento de três mil euros por mês. O secretário de Estado alegou então que se tratou de uma “colaboração técnica” com a associação Raríssimas e que nunca participou em decisões de financiamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR