O terminal de contentores do Porto da Beira, centro de Moçambique, passa a contar a partir desta terça-feira com um novo acesso rodoviário e com uma área de três hectares para acondicionamento de contentores, anunciou o Governo. O investimento de 5,2 milhões de euros da Cornelder, concessionária do porto, vai “incrementar a capacidade do terminal, principalmente nos períodos de pico, em que se regista maior tráfego de camiões transportando contentores para embarque”, refere-se em comunicado.

O atual acesso ao terminal é feito por uma única estrada de uma faixa de rodagem em cada sentido, o que “tem originado congestionamentos”. A inauguração das novas infraestruturas junta-se aos trabalhos de aprofundamento do canal de acesso ao porto, iniciados em novembro, e às melhorias na estrada nacional N6.

“O objetivo é tornar o Porto da Beira mais eficiente, competitivo e de rápida resposta às necessidades do mercado nacional e regional”, conclui o Governo.

Aquela infraestrutura portuária perdeu este ano um cliente de peso, a empresa mineira Vale, que construiu a sua própria linha férrea e terminal em Nacala, a norte, para escoar 18 mil toneladas anuais de carvão extraído de Moatize, interior do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR