O Lamborghini Urus não é apenas o SUV mais desportivo da história, é também esteticamente um dos mais conseguidos, pleno de personalidade e respirando emoção por todos os poros. E, com 650 cv, extraídos do seu motor 4.0 V8 biturbo a gasolina, o SUV italiano com alma alemã é tão rápido quanto veloz, sendo capaz de atingir 305 km/h de velocidade máxima e passar pelos 100 km/h ao fim de apenas 3,6 segundos. Impressionante para o “Lambo” maior e mais pesado da actualidade, que acusa 2.275 kg quando colocado sobre a balança.

Um dos maiores mercados para o novo Urus vai ser o americano, mas o fabricante já sabe que, uma vez aí chegado, é certo e sabido que o Urus vai ter de provar a sua raça num frente-a-frente com o Tesla Model X, o terror dos SUV, pelo menos quando a rapidez nas acelerações está em cima da mesa.

Os americanos são fãs dedicados das drag races, aquelas corridas de aceleração pura que consistem em saber qual o mais rápido a ir de 0 a 60 milhas (96 km/h) e, sobretudo, de quanto tempo necessitam para devorar um quarto de milha, cerca de 402 metros. Ora, assim que o primeiro cliente fanático das drag races do outro lado do Atlântico receber o seu Urus – idealmente depois da rodagem recomendada pelo fabricante –, vai ter de se aguentar frente ao Tesla.

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E o duelo promete. Promete ser animado, mas promete igualmente ser uma dor de cabeça para o “Lambo”. É que o Model X, cerca de 10 cm mais curto e 300 kg mais pesado (2.562 kg), possui um motor eléctrico de 510 cv montado à frente e outro de 262 cv no eixo traseiro. A potência total não é o resultado da média aritmética, felizmente para o SUV europeu, mas sempre lhe confere um total de 612 cv, ou seja, ligeiramente menos do que o Urus.

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No capítulo do binário, ou seja da força fornecida pelo motor, o SUV americano disponibiliza 967 Nm, contra 850 Nm do Lamborghini, para cúmulo numa gama de rotações mais restrita e mais elevada, o que aliado à maior facilidade de gerir o controlo de tracção num modelo eléctrico, explica que o Model X anuncie apenas 3,1 segundos no 0-100 km/h, batendo o rival italiano do Grupo Volkswagen em precisamente meio segundo. É claro que depois o Model X está limitado a 250 km/h, enquanto o “Lambo” faz mais 55 km/h.

Mas os problemas do Urus não acabam aqui, porque nas drag races os Tesla recorrem ao trunfo que têm na manga, chamado Ludicrous Mode, o programa de condução em que o Tesla dá tudo o que têm. E é muito. Se o Model S, 250 kg mais leve e ligeiramente mais aerodinâmico, é 0,4 segundos mais rápido do que o Model X de 0-100 km/h (2,7 segundos), e depois consegue fazer 2,2 em Ludicrous, é altamente provável que o SUV da Tesla consiga atingir 100 km/h em cerca de 2,6 a 2,7 segundos. O que é quase um segundo menos do que o Lamborghini. E se em causa estiver a aceleração no quarto de milha, é sempre bom recordar que o discreto Model X já “aviou” o Lamborghini Aventador SV, 100 cv mais potente e consideravelmente mais leve e aerodinâmico.

O touro ficou manso: Model X avia Aventador SV

E para manter a pressão, o Model X provou já que está tão à vontade a andar na areia quanto o Urus, que antes de revelar as suas formas definitivas, tornou públicos uns vídeos onde mostrava ‘safar-se’ com facilidade na areia e na neve. O vídeo em causa não foi realizado pela Tesla, mas sim por um cliente de um país árabe, daqueles onde não falta areia, e mostra que, mesmo com pneus de asfalto, o Model X consegue brincar nas dunas e proporcionar alguma diversão.

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