O processo contra o antigo presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e os seus ex quatro ex-conselheiros foi esta quinta-feira arquivado pela justiça belga, após a decisão do Supremo Tribunal em retirar as ordens de detenção e entrega aos cinco políticos, escreve o La Vanguardia, citando fontes da defesa dos catalães.

A audiência, que serviu apenas para fechar o caso, começou às 10h30 (hora portuguesa) e não durou mais do que cinco minutos, estando presentes apenas os advogados de Puigdemont e dos seus ex-conselheiros. Além do encerramento do caso, ficou também formalizada a supressão de medidas cautelares impostas aos catalães, que agora podem viajar para fora da Bélgica.

O fecho do caso ainda não foi comunicado publicamente, mas fontes da defesa, segundo o La Vanguardia, confirmam que o juíz de instrução deu o caso por encerrado.

O tribunal de Bruxelas já tinha anunciado que as medidas cautelares seriam retiradas de maneira “imediata” aquando da decisão do Supremo Tribunal relativamente às ordens de detenção e captura, conhecida a 5 de dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR