Ford

Chapéus há muitos, mas este pode salvar vidas

Pensado para aqueles que passam muitas horas ao volante, a Ford acaba de patentear um boné “salva vidas”, que é capaz de detectar o cansaço do condutor e alertá-lo para a necessidade de descansar.

Autor
  • Francisco António

Um estudo recente, realizado em 19 países da Europa, entre os quais Portugal, concluiu que 20% dos acidentes rodoviários no nosso país devem-se a situações de fadiga e sonolência ao volante. Foi justamente para baixar esses números que a Ford deitou mãos à obra.

A divisão brasileira de camiões da marca criou o primeiro – que se saiba, pelo menos – boné capaz de alertar o condutor, em momentos de cansaço extremo ou até de sonolência. Por enquanto, ainda é um protótipo mas, caso passe à produção, poderá salvar a vida dos muitos homens e mulheres que fazem da estrada o seu modo de vida, aí passando horas intermináveis ao volante.

Sem qualquer data prevista de comercialização, o inovador acessório incorpora um chip na lateral, que monitoriza os movimentos da cabeça do condutor, graças a um acelerómetro e a um giroscópio. Sendo que, com base nos dados recolhidos e em caso de detecção de movimentos anormais que indiquem fadiga, o chapéu começa a vibrar, a emitir sons, e a accionar luzes na pala, para avisar o condutor que o melhor é descansar.

Apesar de se tratar de um estudo, a Ford não deixou de testar o “equipamento” num grupo de camionistas, durante um período de oito meses, durante os quais estes completaram um total de 5.000 quilómetros, em situações de tráfego real. Simultaneamente, a marca consultou diversos especialistas, quer em segurança viária, quer em temáticas sobre o sono, no sentido de aferir das potencialidades de um invento deste género.

Prémios Auto 2017 Observador - A escolha dos portugueses

Coube-lhe a si decidir e está decidido. As votações para eleger os melhores automóveis introduzidos no mercado em 2017 estão oficialmente fechadas. Confira aqui os finalistas em cada uma das categorias. Dia 19 há festa (e você vai fazer parte dela).

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVer finalistas
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site