O fim de semana vai ser marcado pela descida acentuada da temperatura mínima entre 6 e 10 graus. Esta descida está associada à substituição da massa de ar mais quente e húmida, que gerou a precipitação dos últimos dias, por uma mais fria.

Temperatura mínima desce entre 6 e 10 graus no sábado. Termómetros podem chegar aos -5

Com a previsão de temperaturas mínimas negativas em alguns distritos do país, é necessário adotar cuidados. A Direção-Geral da Saúde recomenda, de antemão, a vacinação contra o vírus da gripe. A utilização de várias camadas de roupa também é aconselhada, bem como o uso de luvas, gorro e cachecol.

A DGS recorda que, com o tempo frio, as desidratações são recorrentes e é necessário beber grandes quantidades de água e manter o organismo hidratado. Ainda que o aquecimento das casas seja recomendado, o órgão do Ministério da Saúde alerta para a necessidade de ventilação em caso de uso de equipamento a gás.

Quanto aos grupos de risco, a Direção-Geral da Saúde pede especial atenção e desaconselha a toma de antibióticos sem receita médica, assim como a ida imediata para as urgências hospitalares. Antes de decidir ir para o hospital, contacte a linha SNS 24: 808242424.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR