Os pilotos da Ryanair suspenderam a greve prevista para sexta-feira ao início da tarde, depois de a companhia aérea irlandesa ter afirmado que reconhece os sindicatos dos pilotos.

A iniciativa da Ryanair “é um primeiro passo importante”, afirmou a Associação Nacional de Pilotos de Aviação Civil italiana, pedindo aos seus membros para “suspender a greve prevista para hoje [sexta-feira]” das 12h00 às 16h00 (hora de Lisboa).

Os comandantes e co-pilotos italianos tinham previsto esta paralisação, coincidindo com um movimento distinto dos controladores aéreos, devido à recusa da administração em abrir negociações sobre os contratos de trabalho.

Pouco antes, o sindicato italiano dos Transportes Fit-Cisl tinha reagido de forma diferente à proposta da Ryanair.

“A Ryanair é uma empresa que funciona graças a todos, pilotos, assistentes de voo e engenheiros. Não se pode pensar em dialogar apenas com uma das partes. Há anos que denunciamos as condições de trabalho na Ryanair”, declarou em comunicado, Antonio Piras, secretário-geral do sindicato.

A companhia aérea de baixo custo informou esta sexta-feira que está preparada para negociar com os representantes sindicais dos pilotos, reconhecendo-os pela primeira vez, para evitar as greves agendadas em vários pontos da Europa, nos próximos dias, incluindo Portugal.

Na Irlanda e em Portugal, a greve de pilotos foi marcada para 20 de dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR