A Skoda não quis deixar de celebrar a conquista do terceiro campeonato consecutivo de WRC 2, motivo pelo qual vai lançar uma edição especial e limitada do seu modelo de entrada, o Fabia, inspirada no carro de competição R5 que venceu a segunda categoria do Mundial de Ralis.

Com uma produção limitada a apenas 1.300 unidades, esta edição especial vai estar disponível em 21 mercados europeus, mas não em Portugal, a partir de Fevereiro de 2018.

O Fabia tem por base a já conhecida versão Monte Carlo, com a diferença de estar disponível apenas na cor de carroçaria Branco “Candy”, e com tejadilho em preto. Diferentes são também as jantes “Savio”, em liga leve e de 17”, e que podem ser na cor verde intenso, branco ou preto. Com o modelo a ostentar ainda um emblema em que pode ler-se “WRC 2 2017 Champion”, naquela que é uma clara alusão ao triunfo alcançado pela marca, nos ralis.

Além das alterações estéticas, esta edição limitada do Skoda Fabia conta com um equipamento melhorado, do qual fazem parte os bancos aquecidos, a câmara traseira, sistema de navegação “Amundsen”, ar condicionado automático, entrada e arranque sem chave, sensores traseiros de estacionamento, vidros eléctricos à frente e atrás, cruise control adaptativo e sensores de luz e de chuva. Sem esquecer, claro, uns bancos de design mais desportivo.

No capítulo técnico, o destaque vai para uma suspensão mais desportiva e com amortecedores mais firmes, uma menor altura ao solo, uma direcção também ela mais desportiva, assim como um sistema de escape com a parte final redesenhada.

Em termos de propulsão, esta edição limitada do modelo checo está exclusivamente associada a um 1.4 TSI a gasolina de 125 cv, associado a uma caixa automática DSG de sete velocidades. De acordo com a marca, este “campeão” vai de 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos, sendo capaz de atingir a velocidade máxima de 203 km/h.