O fim de semana vai ser marcado pela descida acentuada da temperatura mínima entre 6 e 10 graus Celsius, mas já não está prevista chuva, adiantou à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

“No fim de semana vamos ter tempo frio e seco. Hoje [sexta-feira] será o último dia, num período de nove dias, com ocorrência de alguma precipitação. Amanhã [sábado] vamos ter uma descida acentuada dos valores da temperatura mínima entre 6 a 10 graus. A máxima também desce um bocadinho”, disse a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta descida está associada à substituição da massa de ar mais quente e húmida, que gerou a precipitação dos últimos dias, por uma mais fria.

“Contudo, na região norte já se começa a sentir a entrada de uma massa de ar mais fria polar vinda de norte, associada a uma situação de pós-frontal. Amanhã será mais nítida sobretudo no continente”, explicou.

Segundo a meteorologista do IPMA, no fim de semana o céu vai estar pouco nublado ou limpo, vento do quadrante leste e não está prevista queda de neve.

“Domingo haverá uma nova descida da temperatura mínima, mas da ordem dos 2/3 graus. Vamos ter também a formação de geada nas regiões do interior, que pode chegar a vários locais junto ao litoral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, destacou Maria João Frada, no fim de semana, as temperaturas mínimas vão situar-se nas regiões do interior Norte e Centro entre os -1 e os -5, podendo descer mais em alguns locais.

“No litoral, as mínimas vão situar-se entre os 2 e os 4/5 graus e na costa Sul do Algarve entre 6 e os 8 graus. As máximas não deverão ultrapassar os 15/16 graus na costa Sul do Algarve e no interior Norte e Centro não ultrapassam os 6 a 8 graus”, disse.

Proteção Civil alerta para tempo frio e seco

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu esta quinta-feira um aviso à população sobre as previsões de descida da temperatura e vento intenso para os próximos dias, fatores meteorológicos que vão “acentuar o desconforto térmico”.

O aviso à população da Proteção Civil surge após contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê uma diminuição da temperatura mínima a partir da madrugada de sábado, nas regiões do interior do norte e centro, voltando a descer no domingo, podendo chegar aos menos quatro graus.

Segundo o IPMA, o vento vai soprar forte nas terras altas do centro e sul, estando também prevista a formação de gelo e geada nas regiões do interior norte e centro.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para os riscos de “intoxicação por inalação de gases devido a inadequada ventilação de habitações aquecidas com recurso a lareiras e braseiras”, de “incêndio em habitações em resultado da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias elétricas e circuitos elétricos” e “formação de gelo em troços úmbrios de estradas”.

Em comunicado, a Proteção Civil recomenda à população que evite a exposição prolongada ao frio e a mudanças de temperatura bruscas, envergar várias camadas de roupa folgada e adaptada à temperatura ambiente, proteger as extremidades do corpo com gorro, cachecol, luvas e meias quentes e ingerir bebidas quentes, bem como ter especial atenção às braseiras e lareiras, os que podem causar intoxicação e conduzir à morte devido à acumulação de monóxido de carbono.

A ANPC aconselha ainda a uma adequada ventilação das habitações, a adoção de uma condução defensiva e ter especial atenção aos locais da estrada onde seja suscetível a formação de gelo e a uma dedicação especial aos grupos da população mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas portadoras de patologias crónicas e sem-abrigo.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Emergência Médica alerta também para os cuidados que a população deve ter com o frio, recordando que “a exposição a baixas temperaturas, no interior e no exterior, podem causar riscos sérios ou letais para a saúde”.

O INEM chama a atenção para a hipotermia e as queimaduras como as emergências médicas relacionadas com o frio, alertando também para o perigo de incêndio ou de intoxicação por monóxido de carbono associado ao aquecimento das divisões, com recurso a lareiras, aquecedores ou braseiras.