A Samson Motors promete começar a vender, já em 2018, um carro voador, mas não um modelo qualquer: trata-se de um “desportivo”.

Denominado Samson Switchblade, é um veículo de três rodas, impulsionado por um motor V4 1,6 litros arrefecido a água e a debitar 193 cv de potência, com uma enorme hélice na traseira.

Com estes atributos, o fabricante garante que o Switchblade será capaz de atingir velocidades na ordem dos 322 km/h, quando no ar, além de uma altitude de cruzeiro de quase 4.000 metros.

Ainda em modo de avião, o veículo de estreia desta nova startup, sedeada no estado norte-americano do Oregon, anuncia um comprimento de 6,2 m, com uma largura de asa de 8,2 m, e pesando 794 kg. Sendo que, para descolar, precisa apenas de 335 metros, podendo percorrer em seguida cerca de 724 km, com um só depósito.

Já quando tiver de ser usado na forma de automóvel, o Switchblade recolhe as asas e a cauda, passando a ostentar dimensões exteriores que não ultrapassam os 5,1 m de comprimento. Neste formato, anuncia uma velocidade máxima na ordem dos 160 km/h.

De referir ainda que o Samson Switchblade recebeu uma classificação de veículo experimental/construção artesanal, o que significa que, pelo menos 51% do veículo deverá ser construído pelo futuro proprietário. Felizmente para estes, a Samson anunciou já a sua disponibilidade para ajudar os clientes a construir o seu futuro veículo, no seu Samson Build Assist Center. Mas, no caso de alguma coisa correr mal durante o voo, a Samson tem previsto equipar o Switchblade com um grande pára-quedas (que alívio!).

A companhia tem previsto vender o seu “desportivo” voador por um valor pouco acima dos 101 mil euros. A que acrescem cerca de 17 mil euros, no caso de os clientes necessitarem de ajuda na construção do veículo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR