Diáspora

Diáspora reúne conselheiros para “conversas improváveis”

132

Conselho da Diáspora reúne 11 conselheiros em cinco debates à volta de temas como inovação, talento, emigração, empreendedorismo ou ciência, na véspera do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa.

A Presidência da República tem promovido o encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa - este ano não é exceção

TIAGO PETINGA/LUSA

“Conversas Improváveis” é uma das iniciativas que o Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP) organiza esta terça-feira, dia 19 de dezembro, para debater diferentes temas à volta do talento, empreendedorismo, criatividade, globalização, ciência ou emigração. As cinco sessões — que irão decorrer entre as 14h30 e as 17h30, na Católica Lisbon School of Business and Economics, em Lisboa — envolvem vários profissionais com posições de destaque em empresas e organismos em diferentes países e dirigem-se sobretudo a estudantes universitários, executivos e empreendedores.

Os oradores convidados percorrem diferentes áreas de atividade — da biotecnologia ao cinema, passando pela restauração, moda ou publicidade — e irão participar num debate informal para partilhar “experiências, casos de sucessos e insucessos, perspectivas e visões sobre os temas em agenda, evidenciando os vários pontos de vista geracionais”, explica o CDP em comunicado.

Entre os 11 conselheiros convidados estão, por exemplo, o vice-presidente global da McDonald’s, João Noronha Lopes, o presidente executivo da Amyris Biotechnologies, John Melo, a diretora executiva do Independent Filmmaker Project, Joana Vicente, ou o ator da TV Globo, Ricardo Pereira.

5 'conversas improváveis'

Cinco temas para cinco conversas entre 11 conselheiros da Diáspora Portuguesa terão lugar esta terça-feira, 19, a partir das 14h30, na Católica Lisbon School of Business and Economics, em Lisboa.

  1. “Somos os novos nómadas?”, com João Noronha Lopes, vice-presidente global da McDonald’s (Suíça) e Cidália Luís-Akbar, presidente da construtora M. Luís Construction (EUA).
  2. “Digital e Criatividade, podem coexistir?”, com Joana Vicente, diretora executiva do IndependentFilmmakerProject (EUA) e Pedro Abreu, administrador na ForeScoutTechnologies (EUA).
  3. “Nascer em Portugal, abraçar o mundo”, com Ricardo Monteiro, ex-presidente da Havas Worldwide (Espanha) e Victor Borges, ex-diretor geral da Hermès (França e Portugal).
  4. “Ciência: promessa de um mundo melhor”, com John Melo, presidente executivo da Amyris Biotechnologies (EUA) e Zita Martins, astrobióloga no IST (Portugal).
  5. “As novas profissões: mitos e realidades”, com Ricardo Pereira, ator da TV Globo (Brasil, via Skype), Maya Almeida Araújo, fotógrafa e diretora criativa (Inglaterra) e David Lopes, membro da comissão executiva da FFMS (Portugal).

O programa (com inscrições gratuitas e limitadas) pode ser consultado no site da Diáspora Portuguesa. Além das sessões de de debate, haverá períodos de pausa dedicados ao networking entre os participantes.

O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma rede informal de portugueses em lugares de relevo em várias empresas e organismos em diferentes países (centrada nas áreas da Economia, Ciências, Cultura e Cidadania) criada em 2012 com o alto patrocínio da Presidência da República. Desde então, os 94 conselheiros que já fazem parte desta rede, além de iniciativas pontuais de promoção de Portugal nos países onde estão sediados, reúnem-se anualmente.

Esse encontro volta a repetir-se pela quinta vez na próxima quarta-feira, dia 20, no Palácio da Cidadela de Cascais, com a participação do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Os temas em debate este ano serão “Liderança e Diversidade e Cibersegurança: Onde Estamos?”. Nos anos anteriores, as reuniões de conselheiros debateram temas como a saúde, inovação, inteligência artificial ou a imagem de Portugal no mundo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)