Três pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas (dez das quais com gravidade) depois de várias carruagens de um comboio terem caído de um viaduto na autoestrada Interstate 5, esta segunda-feira, perto de Seattle, no estado de Washington, Estados Unidos. O comboio de passageiros pertencia à Amtrak: 13 das 14 carruagens descarrilaram enquanto o comboio fazia uma curva e uma delas aterrou por cima de um camião. Foram ainda atingidas outras seis viaturas.

Segundo a CNN, que cita a agência federal de segurança de transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês), o comboio ia a 130 km/h (80mph) enquanto o limite de velocidade naquela curva é de 48 km/h (30mph). As causas do acidente, porém, ainda estão por apurar.

Donald Trump reagiu ao acidente através do Twitter. “O acidente de comboio que ocorreu em DuPont, Washington, mostra mais do que nunca por que motivo o nosso plano de infraestruturas, que será submetido brevemente, tem de ser aprovado rapidamente. Sete biliões gastos no Médio Oriente enquanto as nossas estradas, pontes, túneis, ferrovias (e mais) desmoronam! Não por muito tempo!”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, de acordo com a Amtrak, esta era a viagem inaugural de um comboio de alta velocidade nesta linha férrea, na qual foram gastos milhões de dólares em melhorias recentemente — a única coisa que ainda não tinha sido ativado era um sistema que reduz automaticamente a velocidade de um comboio em excesso de velocidade e até o para. Segundo a Associated Press, o comboio envolvido neste acidente, um modelo pendular de alta velocidade, estava a fazer a primeira viagem de um serviço de alta velocidade que as autoridades locais alertaram que poderia ser perigoso. A NTSB informou que já abriu um inquérito para apurar as causas do acidente.

O Presidente dos Estados Unidos deixou ainda uma mensagem de condolências às vítimas do acidente e seus familiares, referindo que a situação está a “monitorizada” na Casa Branco. “Estamos a monitorizar de perto a situação e coordenar com as autoridades locais…”

O comboio descarrilou às 15h40 de Portugal Continental (eram 07h40 na cidade, hora de ponta naquela estrada), 45 minutos depois de a viagem entre Portland e Seattle ter começado. A empresa confirmou que estavam 86 pessoas a bordo por cima de uma estrada que ligava Tacoma e Olympia. As pessoas que morreram estavam no comboio e não nas viaturas que foram atingidos.

Todos os feridos foram assistidos nos hospitais de Pierce County e de Thurston County, para onde são transportados pelo Centro de Comandos do Centro Médico de St. Joseph e Gestão de Desastres da cidade. Foram disponibilizadas salas para os familiares dos pacientes e de todos os envolvidos no acidente.