Está cansado de ver publicações dos seus familiares ou amigos no Facebook? Se sim, não é o único. A pedido de muitos utilizadores, o Facebook vai lançar uma ferramenta que lhe permite ter descanso dessas publicações chatas, pelo menos, durante 30 dias.

De acordo com o jornal El Mundo, não vai precisar de remover amizades, deixar de seguir as páginas mais chatas ou sair radicalmente de alguns grupos.

A única coisa que tem de fazer é clicar nas definições de qualquer publicação — quer seja de um perfil de uma pessoa, de uma página ou de um grupo — e escolher a opção Snooze. Ora veja o vídeo abaixo.

https://www.facebook.com/facebook/videos/10156872367266729/

Esta nova opção vai permitir silenciar temporariamente as publicações feitas por essa pessoa ou página e o processo é totalmente reversível e secreto, uma vez que não é enviada nenhuma notificação à pessoa em questão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Shruthi Muraleedharan, gerente do Facebook, escreveu sobre esta nova funcionalidade numa publicação online, dizendo que surge depois de muitas pessoas se queixarem sobre publicações irritantes nos seus feeds de Notícias.

Temos ouvido que as pessoas querem mais opções para determinar o que veem no seu feed de Notícias e quando o querem ver. Com o Snooze, não tens de deixar de seguir amigos ou remover amizades permanentemente, ao invés disso podes deixar de ver publicações de alguém durante um pequeno período de tempo”, escreveu Muraleedharan.

O utilizador que “dá um tempo” a um amigo ou familiar, na rede social, é ainda notificado quando esse tempo está quase a terminar. Na publicação, pode ler-se que, com esta ferramenta, que é uma “ótima alternativa ao unfollow, o tempo que vais gastar no Facebook é tempo bem gasto”.

Se tentar aceder à opção Snooze e ainda não conseguir é porque o processo de colocação da nova ferramenta ainda está a decorrer. Segundo o Independent, a nova funcionalidade estará ao alcance de todos antes mesmo do final desta semana.

Facebook reconhece que uso das redes sociais tem um lado negativo

Ex-Facebook: “As redes sociais estão a destruir a sociedade”