Na Alemanha, um camionista passou 30 anos de viagens a colecionar moedas de 1 e 2 cêntimos de marco alemão, que deixou como herança à sua família. No total são cerca de 1,2 milhões de moedas, com um peso aproximado de 2.500 quilos. Em maio deste ano, após a morte do homem, a família decidiu trocá-las por euros. Na altura de fazer o câmbio, o funcionário de um banco alemão teve de contá-las, uma a uma. A (verdadeiramente) incontável tarefa terminou agora, seis meses depois.

Por norma, os marcos podem ser enviados para troca por correio. No entanto, devido à quantidade (e ao peso) de moedas que a família queria trocar, os marcos tiveram de ser levados para o banco numa carrinha, escreve a DW. Foi lá que Wolfgang Kemerit, funcionário do banco, passou seis meses a contar as moedas de 1 e 2 cêntimos.

A possibilidade de usar uma máquina para o fazer estava fora de questão, pois algumas das moedas estavam enferrujadas e coladas, pelo que a contagem seria imprecisa. Wolfgang, contudo, não estava perturbado com essa impossibilidade: à NDR, rádio alemã, o bancário disse gostar “bastante de fazer coisas como esta, por isso não foi um problema”.

Wolfgang Kemerit levava uma hora para contar todas as moedas de um dos vários sacos de congelação em que o camionista as guardou, tarefa que conciliava com aquilo que normalmente faz no banco. “Tive cada uma delas na minha mão”, disse.

Apesar da quantidade astronómica de moedas que Wolfgang teve de contar e do tempo que o demorou a fazer, o valor em euros que a família recebeu não foi igualmente grandioso. No total, as moedas perfizeram cerca de oito mil euros. Dinheiro bastante bem vindo, claro, principalmente considerando que a família desconhecia a existência da herança.

O Banco Central alemão estima que ainda existam cerca de 13 milhões de marcos em circulação, cerca de 6,48 milhões de euros. A moeda antiga pode ser trocada indefinidamente e sem qualquer custo a uma taxa fixa de 1,96 marcos para 1 euro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR