Gonçalo M. Tavares venceu esta quinta-feira o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018, atribuído anualmente pela Universidade de Évora. O júri decidiu atribuir o galardão ao escritor devido à “originalidade da sua obra ficcional e ensaística, marcada pela construção de mundos que entrecruzam diferentes linguagens e imaginários, afirmando-o como um dos autores de língua portuguesa mais criativos da atualidade”, refere o comunicado publicado no site da instituição de ensino.

O vencedor do galardão foi decidido durante uma reunião, que terminou ao início da tarde, do júri do prémio, presidido pelo professor da Universidade de Évora Antonio Sáez Delgado e que integra ainda o escritor João de Melo, a crítica literária Maria da Conceição Caleiro e as professoras Ângela Fernandes e Cláudia Afonso Teixeira. O galardão será entregue numa cerimónia que se realizará a 1 de março de 2018, data em que se assinala a morte do escritor.

Instituído em 1996, o Prémio Vergílio Ferreira distingue todos os anos o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa ou ensaio. Maria Velho da Costa foi a primeira a receber o galardão, que já premiou, entre outros, os escritores Mia Couto, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa-Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio e Lídia Jorge. Na edição de 2017, a vencedora foi Teolinda Gersão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR