O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,4% no terceiro trimestre face ao trimestre anterior, confirmou a agência nacional de estatística britânica.

A estimativa divulgada esta sexta-feira, a última das três que faz a agência (ONS, Office for National Statistics), é igual ao cálculo feito há um mês.

Segundo a ONS, o setor agrícola cresceu 0,8%, o industrial 1,3% e o dos serviços 0,4%, enquanto o da construção recuou 0,4%.

“O setor industrial empurrou o crescimento graças ao aumento das exportações”, sublinhou o chefe das contas públicas da ONS, Darren Morgan.

A agência de responsabilidade orçamental britânica previu recentemente que o PIB crescerá 1,4% em 2018, abaixo de 1,6% previsto no projeto de Orçamento de março, e 1,3% em 2019 e 2020.

Na quarta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa a estimativa de crescimento da economia britânica em 2017 de 1,7% para 1,6% devido ao ‘Brexit’ (saída do Reino Unido da União Europeia).

Num relatório divulgado em Londres, a instituição internacional sublinha que, apesar de uma forte recuperação do crescimento mundial, a decisão do Reino Unido de sair do bloco europeu teve um impacto na sua economia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR