Bitcoin

Cotação da bitcoin desce 16% para cerca de 13 mil dólares na Ásia

A cotação da bitcoin, que está a cair desde terça-feira, estava de novo em queda esta sexta-feira na Ásia, a aproximar-se dos 13 mil dólares.

WALLACE WOON/EPA

Autor
  • Agência Lusa

A cotação da bitcoin, que está a cair desde terça-feira quando parecia estar a chegar aos 20 mil dólares no início da semana, estava de novo em queda esta sexta-feira na Ásia, a aproximar-se dos 13 mil dólares.

Cerca das 12h50 em Tóquio, (03h50 em Lisboa), a bitcoin estava a trocar-se a cerca de 13.248 dólares, contra cerca de 15.800 de dólares no início da manhã, ou seja, uma queda de 16%, segundo dados compilados pela agência Bloomberg.

A mais célebre das criptomoedas está a ser alvo de uma intensa especulação e a cotação subiu desde meados de novembro, depois de se cotar a cerca de mil dólares no início do ano.

Contrariamente ao dólar ou ao euro, este meio de pagamento não é emitido por bancos centrais, mas criado de maneira descentralizada por computadores que utilizam algoritmos complexos.

Os bancos – que com a bitcoin não assumem o seu papel clássico de intermediários nas transações financeiras – criticam a falta de transparência na fixação da cotação, cuja valorização de quinta-feira foi considerada “anormal” pelo governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Finanças

Um bitcoin por uma incrível taça de chá /premium

José Miguel Pinto dos Santos
626

Qual é o valor de um bitcoin? Uma barra de ouro, uma casa ou um quadro de Picasso? É exatamente igual àquilo que nós, os homens, na nossa inconstância e vaidade lhe queiramos dar. Nem mais, nem menos.

Economia

Produtividade: a culpa é da mão de obra?

Fernando Pinto Santos

De quem é a culpa da baixa produtividade do trabalho em Portugal? Da mão de obra? Sim, mas é só um dos fatores. Falta também maior eficiência dos fatores produtivos e maior capacidade para criar valor

Ensino Superior

Bolonha, 20 anos depois

José Ferreira Gomes

Temos um falso sistema de dois ciclos de licenciatura e mestrado porque se está a generalizar a prática de admitir a mestrado estudantes que não concluíram a licenciatura. Estranho? Não em Portugal!

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)