Um acidente ferroviário nos arredores de Madrid provocou esta sexta-feira dois feridos graves, 11 moderados e 26 ligeiros, na maioria por crise de ansiedade, numa via da estação de Alcalá de Henares, arredores de Madrid.

O acidente ocorreu pelas 15:37 (14:37 em Lisboa), quando um comboio, de dois pisos, que circulava com pouca velocidade e no final da ligação entre Guadalajara-Alcalá de Henares-Atocha, colidiu com a plataforma que sinaliza o término da linha.

Fontes dos serviços de emergência da comunidade de Madrid referiram à agência noticiosa Efe que apesar de no início se terem referido a 45 feridos, os serviços médicos acabaram por assistir 39 pessoas.

Dois dos feridos graves são um homem de 45 anos com um possível pneumotórax, transportado para o hospital La Princesa de Madrid, e um idoso de 80 anos com fratura na anca e que ficou internado no Príncipe de Astúrias, em Alcalá de Henares, segundo as mesmas fontes. As 11 pessoas que apresentavam lesões moderadas foram conduzidas para centros médicos do Corredor del Henares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comboio estava ao serviço da Cercanías Madrid, explorado pela empresa Renfe Operadora que liga a cidade de Madrid à sua área metropolitana e às principais povoações da Comunidade de Madrid.

A maioria dos feridos sofreu crises de ansiedade e contusões, disse fonte da emergência à agência EFE. Um passageiro do comboio descreveu através do Twitter que no momento em que o comboio bateu no para-choques as pessoas sairam “disparadas”.

O acidente provocou atrasos de oito minutos nos comboios que circulam na linha C7 e C2 — que passam na estação de Alcalá de Henares, informou o Adif (a empresa pública que administra das insfrastuturas ferroviárias), através do Twitter.

No local do acidente, encontra-se o INEM, bombeiros, polícias e autoridades da Renfe — a empresa responsável pelos caminhos-de-ferro espanhóis.

A presidente de Madrid Cristina Cifuentes já reagiu ao acidente através do Twitter: “Várias pessoas feridas estão a ser tratadas, algumas delas graves. Só espero que recuperem o mais rápido possível”.

https://twitter.com/ccifuentes/status/944240960623521792