É oficial: depois das provas europeias e da Taça de Portugal, o Benfica não teve a tal ajuda de terceiros e está afastado da Final Four da Taça da Liga depois do triunfo desta noite do V. Setúbal frente ao Sp. Braga, por 2-1. Desta forma, o conjunto de José Couceiro é o primeiro apurado para a fase seguinte da competição, com um total de seis pontos contra dois dos encarnados, um dos minhotos e um do Portimonense.

Gonçalo Paciência, com um bis (o segundo golo de grande penalidade), acabou por ser a grande figura do encontro que teve ainda um autogolo de Costinha a favorecer os arsenalistas, que jogavam tudo esta noite no Bonfim pela vitória que deixaria a equipa de Abel Ferreira a depender de si na última jornada do grupo A para chegar à Final Four que, por curiosidade, se vai realizar em janeiro de 2018 na cidade de Braga.

Há um registo histórico (negativo) do Benfica preso entre a Luz e o Sado

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Voltando ao Benfica, esta é a primeira vez na sua história e desde que há Taça da Liga (2007/08) que os encarnados estão fora das três frentes extra Campeonato (em agosto ganharam a Supertaça frente ao V. Guimarães) ainda em dezembro, adensando o clima de instabilidade que se vive na Luz e que foi bem visível após o empate a duas bolas na receção ao Portimonense, com vantagem de 2-0 ao intervalo.

Alguém avisou que a greve nos CTT é só amanhã? (a crónica do Benfica-Portimonense)

Há um outro dado que contribui e muito para esse cenário e que diz respeito à irregularidade que o Benfica tem vindo a apresentar ao longo da temporada em todas as competições, sobretudo no último mês: desde 18 de novembro que os encarnados não conseguem somar duas vitórias consecutivas.